CRLV 2025 passa a ser exigido a partir de 1º de setembro em Minas

Siga no

Os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30/9 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Compartilhar matéria

A exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025 começa na próxima segunda-feira (1/9) para automóveis com finais de placa 1, 2 e 3.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos. Os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30/9.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já os automotores com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31/10 para renovar o documento. O CRLV é o documento que comprova que o veículo está em condições legais de circulação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele deve ser portado em formato impresso ou digital, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Veículos que circularem sem o licenciamento estão sujeitos a infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do automóvel para um pátio credenciado até a regularização da situação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O documento pode ser obtido em formato digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo MG App, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo site da CET-MG. No site, basta acessar a aba “veículos”, clicar em “emitir o CRLV” e preencher o formulário eletrônico. O documento poderá ser impresso quantas vezes forem necessárias.

Os aplicativos CDT e MG App estão disponíveis para aparelhos com sistemas Android e iOS. O proprietário deve cadastrar-se com a conta gov.br e adicionar o CRLV na seção de veículos do app. Para emitir o CRLV 2025, é necessário que o proprietário tenha quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e todas as multas vencidas, além de não haver restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.

Para consultar possíveis débitos, o cidadão deve acessar o site da CET-MG e clicar em “consultar a situação do veículo”. Caso haja pendências, será possível emitir as guias para pagamento no próprio site. Durante abordagens de trânsito, será garantido ao condutor ou proprietário quitar eventuais débitos e regularizar a situação do veículo para evitar a remoção, conforme prevê a Lei Estadual 25.070/2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, cabe ao condutor ou proprietário identificar e sanar todas as pendências que impedem o licenciamento, como também determina a legislação mineira. Débitos de outros estados ou entes federais, bem como inscrições em dívida ativa, podem demandar procedimentos adicionais para regularização. Assim, apesar da previsão legal, nem sempre será possível regularizar a situação durante a abordagem, a depender do tipo de pendência.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Cidade menos populosa do Brasil, Serra da Saudade ganha dois habitantes em um ano

Zema oficializa troca no comando do DER-MG

Escola particular de Uberaba é interditada por risco à segurança dos alunos

MPMG denuncia 18 médicos que receberam R$ 320 mil em pagamentos irregulares na Grande BH

Minas tem o maior número de acidentes com motos dos últimos 10 anos

Minas se mantém em segundo na geração de vagas com 152 mil empregos de carteira assinada em 2025

Últimas notícias

Champions League: time do Cazaquistão encara Real Madrid e jogadores vibram com sorteio

Marília Campos faz aceno a Pacheco em evento em Contagem: “representa Minas Gerais no Senado”

Cuca fora do Atlético: qual é o nome ideal para assumir o cargo?

Cuca lamenta demissão e manda recado para torcedores do Atlético

Atlético confirma Lucas Gonçalves como interino após demissão de Cuca

Sucessão no Galo: quais técnicos estão disponíves e poderiam substituir Cuca?

O que o nariz de um rei tem a ver com o gol de futebol

Lula sobre possível chapa de Pacheco e Marília para o governo de Minas: ‘Seria imbatível’

LinkedIn, Insta, TikTok: cada rede fala diferente