Estudantes da rede estadual de ensino podem ganhar bolsas de intercâmbio

Siga no

O projeto do Governo de Minas vai levar 150 estudantes da rede pública estadual para uma experiência de intercâmbio estudantil (Gil Leonardi/Agência Minas)

Compartilhar matéria

A partir desta segunda-feira (14/4), estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais podem se inscrever para o Passaporte Mineiro do Conhecimento. O projeto do Governo de Minas vai levar 150 estudantes da rede pública estadual para uma experiência de intercâmbio estudantil.

A iniciativa é voltada para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e oferece bolsas integrais que cobrem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e ajuda de custo para despesas pessoais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa é uma oportunidade única, pois os estudantes poderão estudar fora do país, vivenciar um intercâmbio, conhecer novas culturas e aprender outros idiomas. Isso contribui diretamente para a formação integral desses estudantes, o que é almejado pela Secretaria frente às ações pedagógicas que vem desenvolvendo”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Rosely Lima.

Os estudantes selecionados participarão de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. As inscrições vão até o dia 23 de abril e devem ser feitas por meio deste formulário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem pode se inscrever

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no 1º ano do EMTI em 2025, com frequência escolar superior a 85% e média igual ou superior a 85% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ano anterior.

É necessário, ainda, ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque, além de não ter sido reprovado em nenhuma etapa da trajetória escolar.

Após a inscrição, 300 semifinalistas serão selecionados para uma trilha formativa, que incluirá palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste estágio, os semifinalistas também passarão por entrevistas individuais, onde serão avaliados não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também por características como adaptação, sociabilidade, interesse em novas culturas e competências socioemocionais.

Agência Minas

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Mulheres transformam a cafeicultura em Minas Gerais com protagonismo, inovação e resistência

Novas regras para financeiras acendem alerta para risco de abusos contra o consumidor

Luísa Barreto critica ataques políticos e defende valorização técnica da Codemig

Aposta de Minas erra todos os números da Lotomania e leva mais de R$ 200 mil

Famílias que vivem próximo a barragem em Brumadinho começam a deixar casas

Procon-MG multa Amazon em R$ 6,2 milhões por vender Kindle sem adaptador de tomada

Últimas notícias

Dudu tenta novo efeito suspensivo e pode reforçar o Atlético contra o Flamengo

Advogado defende papel dos sindicatos na criação de normas após reforma trabalhista

Concorra a ingressos: show do Detonautas e do Tihuana em BH no dia 9 de agosto

Palestinos em Gaza enfrentam o ‘pior cenário da fome’, diz relatório da ONU

Herói das bolas paradas, Hulk não marca no Brasileiro com bola rolando desde setembro

América pode perder volante para o Vasco da Gama

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após mais de um mês foragida

Parque da Gameleira entra em nova fase com gestão da Associação do Mangalarga Marchador

Cruzeiro projeta 40 mil torcedores no Mineirão contra o CRB