PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ibama apreende 35 aves silvestres em fiscalização em Minas Gerais

Siga no

A operação buscou combater crimes ambientais relacionados ao registro irregular do nascimento de aves canoras (Divulgação/Ibama)

Compartilhar matéria

Mais de 30 aves silvestres foram apreendidas durante uma fiscalização realizada nas cidades de Arcos, Lagoa da Prata e Moema, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A ação foi deflagrada de forma conjunta por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e da Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata.

A operação buscou combater crimes ambientais relacionados ao registro irregular do nascimento de aves canoras no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), mantido pelo Ibama.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o Ibama, os infratores cadastravam no sistema nascimentos de filhotes que nunca ocorreram, enquanto reutilizavam anilhas antigas em aves capturadas ilegalmente na natureza, como forma de dar aparente legalidade aos animais e com objetivo último de vendê-los.

Alguns dos exemplares apreendidos estavam com anilhas com data de nascimento de mais de 20 anos atrás, informação incompatível com a expectativa de vida das espécies. Foram aplicados seis autos de infração, no total de R$ 154 mil em multas, e excluídos cerca de 200 registros fraudulentos dos cadastros do SisPass.

As aves apreendidas foram encaminhadas ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que mantém convênio com a Unidade Técnica do Ibama em Uberlândia, para avaliação dos maus-tratos sofridos, a maioria devidos às condições sanitárias do cativeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ação fiscalizatória, nomeada como Operação Gênesis, reuniu agentes do Ibama das Unidades Técnicas em Uberlândia, em Lavras e em São José do Rio Preto, em São Paulo.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Governo de Minas suspende contrato da educação com empresa suspeita de fraudes

100 anos da Marinha em MG: Capitão explica a atuação do órgão em um estado sem litoral

Carreta com 46 mil litros de combustível tomba e provoca vazamento em riacho na zona rural de Minas

Acidente entre carreta com milho e caminhão-tanque interdita BR-251

Suspensão da vacina contra a dengue está dentro dos protocolos, diz infectologista

Minas lança plano de combate a incêndios florestais com investimento de R$ 440 milhões até 2031

Últimas notícias

TSE julga liminar que suspendeu pesquisa desfavorável a Flávio

STF libera continuidade de atendimentos em hospitais psiquiátricos de Minas até adequação da rede pública

Último palco dos Beatles vira museu em Londres

Ibovespa amplia perdas e juros pressionam mercado

Prêmio Hugo Werneck destaca ações ambientais

Veto da União Europeia ameaça exportações do agro

Justiça cobra R$ 50 milhões da Sigma Lithium

Mercado vê juros altos por mais tempo no Brasil

Dominância fiscal volta ao centro do debate econômico