Minas Gerais registrou 33.778 estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, consolidando-se como o estado com o maior número de vagas preenchidas no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. O volume de selecionados mineiros representa 12,43% do total nacional. O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação, mantém a trajetória de crescimento do estado, que já havia liderado o ranking em 2025 (33.192 aprovações) e 2024 (30.465 aprovações).
O processo seletivo deste ano aprovou 271.789 candidatos em todo o país. Desse total, 129.386 ingressaram pela ampla concorrência, 124.064 por cotas e 18.339 por ações afirmativas das instituições. No balanço geral, 99,14% das 274 mil vagas ofertadas foram ocupadas imediatamente. O Sisu é aberto a candidatos que participaram do Enem em 2023, 2024 ou 2025.
“Liderar mais uma vez o número de aprovações mostra que estamos no caminho certo para garantir um futuro melhor para nossos jovens mineiros”, destacou o governador Romeu Zema. Já o vice-governador Mateus Simões atribuiu o desempenho aos investimentos em estrutura e didática. “Garantimos a presença dos nossos estudantes nas universidades investindo na base”, afirmou.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, reforçou que o foco na aprendizagem e na preparação específica para o exame nacional foi determinante para o resultado da rede estadual.
Preparação e Destaque na Rede Estadual
O desempenho é fruto de ações da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que em 2025 intensificou o uso da plataforma Enem MG, além de simulados, aulões e correções pedagógicas de redação.
Entre as histórias de sucesso está a de Giovanna Cerboncini, de 18 anos. Aluna da Escola Estadual Assis Resende, em Resende Costa, ela conquistou o primeiro lugar em Farmácia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Giovanna, que obteve 920 pontos na redação, utilizou as ferramentas da SEE/MG para treinar durante o ano, conciliando os estudos com o trabalho. “Devemos comemorar cada vitória, pois só nós sabemos do nosso esforço”, declarou a estudante, que planeja seguir carreira como perita criminal.
*Com informações de Agência Minas
