Ministério Público recupera carta escrita por Santos Dumont e outros documentos históricos

Siga no

O MPMG entregou 22 documentos históricos ao Arquivo Público Mineiro, entre eles, uma carta do inventor da aviação, o mineiro Santos Dumont (MPMG/Divulgação)

Compartilhar matéria

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregou, nessa segunda-feira (31/3), 22 documentos históricos ao Arquivo Público Mineiro. Entre os itens recuperados estão uma carta do inventor da aviação, o mineiro Santos Dumont.

Esses documentos chegaram ao MPMG de diversas formas: dois deles foram doados por uma família por meio da campanha Boa Fé, um foi recuperado após uma denúncia e os outros 19 foram obtidos em apreensões durante uma operação realizada em Brasília.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A carta de Dumont, datada de 1919, foi escrita a próprio punho e endereçada a um amigo conterrâneo dele. No documento, o pai da aviação agradece pelo empenho do amigo de ter se ocupado da doação da casa onde ele nasceu, local onde hoje funciona o Museu Cabangu e para onde a carta deverá ser entregue.

Outro documento entregue ao MPMG é uma carta, de 1810, em que D. João VI, príncipe regente do Brasil, concede uma promoção militar a uma pessoa determinada do Batalhão do Rio Grande. D. João VI assina a circular como “O Príncipe”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Recuperado após uma denúncia, o “Alvará impresso Rei Dom José I de Portugal referente a licença para fabricação de folhetas para a cravação de diamantes” foi entregue ao MP após ser encontrado à venda em um leilão.

Apreensão em Brasília

Os outros 19 documentos foram obtidos após cumprimento de mandado de busca e apreensão em Brasília, em junho de 2023. Essa foi a maior apreensão de documentos públicos do país.

A operação tinha o objetivo de apurar denúncia de que um colecionador de antiguidades possuía documentos históricos que pertenciam, possivelmente, a arquivos mineiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante as diligências, foram apreendidos centenas de documentos impressos da Coroa Portuguesa, datados do século XV até o século XVIII, especialmente, na forma de Alvarás, Decretos, Editais, entre outros. Eles possuíam muita similaridade com documentos furtados do Arquivo Público Mineiro cadastrados na plataforma Sondar.

Análise do setor técnico da Coordenadoria de Patrimônio Cultural concluiu que 19 deles foram produzidos pela Administração Portuguesa no Período Pombalino (1750 a 1777). Esses documentos tratam, sobretudo, do controle e da fiscalização que deveriam ocorrer na circulação do ouro proveniente das Minas Gerais.

Com MPMG

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Rede mineira de supermercados é condenada a indenizar cliente acusado de comer pães de queijo sem pagar

Power Skills em foco: Dafna Blaschkauer antecipa conteúdo do Leader Shift 2025

Minas lança edital de até R$ 2 milhões para startups de base científica

Própolis verde pode dobrar renda de produtores no Alto Jequitinhonha

Indústria mineira mantém resiliência no 1º semestre de 2025, diz FIEMG

Minas Gerais bate recorde de vacinas e supera total de doses aplicadas em 2024

Últimas notícias

‘Ninguém pode falar que eu não dei certo no Real Madrid’, diz Reinier sobre passagem pelo clube espanhol

Mineirão com outro nome? Minas Arena estuda vender naming rights do Gigante da Pampulha

Tarifaço: Alckmin descarta retaliação aos EUA e marca anúncio do plano de contingência das tarifas

Reaproximação entre PSDB e Ciro Gomes para possível candidatura repercute nas redes

Buzinaço ‘Fora Lula’ na Praça Sete termina em confusão e homem é detido

‘Jôgando em casa’! Ex-Galo vai comandar pagode semanal em BH

Bombeiros resgatam gambá ‘ilhado’ por 24 horas em placa de trânsito em BH

Lula recebe ligação de Putin; líderes falam sobre cooperação entre os dois países e guerra na Ucrânia

Deputados afastados por motim na Câmara vão ser julgados pelo Conselho de Ética