PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presunto produzido no Norte de Minas vence concurso nacional de embutidos

Siga no

A avaliação foi feita às cegas por especialistas, que analisaram estrutura, textura, aroma e sabor sem identificação dos produtores (Charcutaria Sagrada Família/Divulgação)

Compartilhar matéria

Se engana quem pensa que Minas Gerais é referência apenas na produção de queijos. Um presunto cru elaborado em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, conquistou o primeiro lugar na categoria Presunto cru do 1º Concurso Nacional da Qualidade de Cárneos, realizado durante o 1º Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Municipal (Conasim 2025), em Guarapari, no Espírito Santo.

A avaliação foi feita às cegas por especialistas, que analisaram estrutura, textura, aroma e sabor sem identificação dos produtores. A iguaria foi produzida pela Charcutaria Sagrada Família, que está no mercado há cerca de 10 anos e tem uma parceria com o Núcleo de Estudos em Produção de Suínos da UFMG Montes Claros (Nepsui).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O produto premiado é feito com carne do chamado porco do cerrado, uma raça desenvolvida para se adaptar às condições do Norte de Minas e oferecer melhor rendimento e qualidade para embutidos. O animal é resultado do cruzamento entre Duroc e Piau, reunindo características como marmoreio, coloração adequada e boa performance para curas longas.

Segundo produtores, a criação desses animais busca atender tanto às demandas de manejo em clima de cerrado e semiárido quanto à produção de carnes mais adequadas para maturação prolongada. A camada de gordura mais espessa e estável, por exemplo, permite que peças como o presunto passem por processos de cura que chegam a 24 meses, com segurança e ganho de complexidade sensorial.

Outro fator decisivo é a alimentação. Nos últimos estágios de criação, os animais recebem castanha de baru, ingrediente típico do cerrado que contribui para aroma, sabor e qualidade da gordura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A raça também se destaca pela preservação de linhagens nativas, como o porco Piau, valorizadas por produtores e consumidores que buscam carnes de origem mais tradicional. Para especialistas, esse tipo de manejo pode fortalecer alternativas de renda para pequenos criadores e ampliar a oferta de produtos artesanais de maior valor agregado.

O reconhecimento no concurso nacional é visto por produtores como resultado de anos de estudos e testes com carnes maturadas, iniciados ainda em 2014. A região, tradicional em carne de sol, linguiças e defumados, agora também começa a se destacar na produção de curados de longa maturação, como o presunto vencedor.

Com UFMG

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Governo de Minas antecipa calendário de 2026: confira feriados e datas de folga prolongada

Operação mira fraude fiscal em atacadistas e redes de supermercados mineiros

Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes ganha novas datas de passeio

Ambev investe R$ 1,3 bilhão em Minas com foco em cervejas premium

Caravana de Natal da Coca-Cola: veja datas, horários e trajetos nas cidades de Minas

Propag: derrubada de vetos pelo Congresso traz novo ‘componente de facilidade’, avalia secretário

Últimas notícias

Atlético vende pouco mais de 2.500 ingressos para partida contra o Palmeiras na Arena MRV

Kelzy Ecard em ‘Três Graças’: atriz volta à TV após vencer câncer

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apesar de recuo, Lula ainda venceria todos os adversários no 2º turno, diz Atlas/Bloomberg

O dia em que Alcolumbre abriu a janela da República

Peruano de 15 anos viraliza ao narrar a final da Libertadores do alto de montanha em Lima

Carro capota no Centro de Sabará e motorista fica ferido

Queda de poste interdita Avenida Silviano Brandão e causa retenções na região Leste de BH

Chuva derruba árvores e bombeiros atendem mais de 60 chamados na Grande BH