PUBLICIDADE

Semana Internacional do Café movimenta Belo Horizonte com o concurso Coffee of the Year

Siga no

Concurso vai eleger os melhores cafés do país e reconhece a excelência dos produtores brasileiros (André Cruz/Imprensa MG)

Compartilhar matéria

A Semana Internacional do Café (SIC) de 2025 começou movimentando o setor em Belo Horizonte, e um dos momentos mais aguardados do evento é o Coffee of the Year, concurso que elege os melhores cafés do país e reconhece a excelência dos produtores brasileiros.

A Semana Internacional do Café ocorre de 5 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo produtores, especialistas, torrefadores e apreciadores de todo o país. O concurso Coffee of the Year é coordenado pelo professor Leandro Carlos Paiva, que conversou com a 98 News sobre o impacto da premiação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Leandro, o concurso recebe amostras de praticamente todos os estados produtores. Nesta edição, 37 regiões participaram, com cafés enviados de estados como Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Ceará e Pernambuco, além dos tradicionais São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rondônia.

As amostras são divididas em três categorias: cafés naturais, cerejas descascados e fermentados; e em dois tipos principais de café: arábica e canephora. O destaque do concurso, segundo o coordenador, é o fato de o público decidir o grande vencedor.

“O mais interessante é que quem escolhe o melhor café é o participante da Semana Internacional do Café. Na feira, ele tem à disposição os dez melhores cafés arábicas e os cinco melhores canephoras para votar e eleger o campeão do Brasil”, contou Leandro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Etapas e critérios da seleção

O processo de escolha começa meses antes do evento. Os produtores interessados se inscrevem e enviam suas amostras à comissão organizadora.

“Este ano, as análises foram realizadas no Centro de Excelência do Café, em Varginha, no Sul de Minas. Recebemos uma quantidade recorde de 600 amostras de vários estados”, destacou Paiva.

A equipe de avaliação contou com 14 provadores certificados internacionalmente, responsáveis por analisar cerca de 150 cafés por dia. As amostras passaram por um rigoroso processo de torra, conduzido pelo Instituto Federal do Sul de Minas e pelo Núcleo de Estudos em Qualidade e Indústria do Café, garantindo que cada café mantivesse seu perfil sensorial original.

Durante as provas, os jurados atribuíram notas para dez atributos diferentes, como aroma, sabor, acidez, equilíbrio, doçura, presença de defeitos e complexidade da bebida. A soma dessas notas define a pontuação final e o ranqueamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Com base nesse resultado, elegemos os dez melhores cafés arábicas e os dez melhores canephoras, que seguem para a etapa final na Semana Internacional do Café. Lá, o público escolhe o vencedor. É um formato democrático e muito interessante”, afirmou o coordenador.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Educação reduz risco de múltiplas doenças na velhice, aponta estudo da UFMG

Agricultura mineira além do café com leite: os recordes que Minas alcança no campo

Procon-MG multa Amazon em R$ 2,7 milhões por atrasos e falhas na entrega de produtos

Detento foge de presídio em Minas Gerais enquanto colocava lixo para fora

Condenação da BHP: entenda os próximos passos do processo que julga responsáveis pela tragédia de Mariana

Vítimas celebram condenação da BHP no caso da tragédia de Mariana: ‘Meu filho agora vai poder descansar em paz’

Últimas notícias

De olho na final da Sul-Americana, Atlético encara o Bragantino pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Anglo American vê transição energética como motor de novo ciclo econômico global

Prefeito de Londres experimenta comidas brasileiras e rejeita refrigerante de guaraná

Trump derruba tarifas sobre café, carne bovina e frutas

Cruzeiro fica à frente do Atlético em pesquisa de maiores torcidas do Brasil

Brasil emplaca 24 azeites entre os melhores do mundo em ranking internacional; confira

PF sugere a Moraes incluir Cid em programa de proteção a testemunhas

Enem: candidata encontra reportagem assinada por ela em questão: ‘Fiquei com medo de errar’

Zagueiro do Cruzeiro é expulso, mas Brasil elimina Paraguai nos pênaltis na Copa do Mundo Sub-17