PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas

Siga no

A medida, adotada com o objetivo de beneficiar bons condutores, está prevista em medida provisória publicada no dia 10 de dezembro de 2025 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O Ministério dos Transportes anunciou, nesta sexta-feira (9), o primeiro lote de carteiras nacionais de habilitação (CNH) renovadas automaticamente para condutores que não cometeram infração nos últimos 12 meses.

A medida, adotada com o objetivo de beneficiar bons condutores, está prevista em medida provisória publicada no dia 10 de dezembro de 2025.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A data de hoje foi escolhida para o anúncio pelo fato de os condutores terem prazo de 30 dias, contatos a partir do vencimento da CNH, para fazer a renovação do documento.

“A decisão prevê que condutores responsáveis no trânsito não precisam realizar exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento. O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil”, informa o ministério.

Durante o anúncio do primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente, Renan Filho disse que uma mensagem será enviada, por celular, aos bons condutores parabenizando-os pelo feito e concedendo, a eles, um selo..

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele explicou que a gratuidade será para a carteira digital. Se o condutor desejar a carteira física, basta solicitar ao Detran, mas aí terá de pagar pelo serviço.

Renan Filho lembrou que, há alguns anos, o Brasil permitiu o aumento do número de pontos para condutores que cometeram infrações de trânsito, o que, segundo ele, acabava por beneficiar os infratores.

“Hoje, o Estado brasileiro está dizendo ao cidadão: seja um bom condutor para não pagar taxa nem novos exames. Para não perder o dia de trabalho, nem largar o que está fazendo para, de tempos em tempos, voltar a um guichê, pegar um papel, pagar por um carimbo, esperar muito e ser mais uma vítima da burocracia”.

O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) pode ser feito por meio do aplicativo da CNH ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Condutores com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício. Motoristas com idade a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez.

“A renovação automática não vale para motoristas que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde”, informa o ministério.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Telemarketing denuncia precarização e pede regulamentação da profissão em audiência na Câmara

Relator define ‘desvios éticos’ de juízes e CNJ começa a julgar fim da ‘aposentadoria-prêmio’

Governo lança nova fase do Programa Nacional Celular Seguro; entenda

Dia de São João: quem foi o santo e onde 24 de junho é feriado

Operação mira esquema de descontos irregulares em benefícios de aposentados do DF

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2026 nesta terça

Últimas notícias

Marrocos vira diante do bravo Haiti, mas avança ao mata-mata da Copa atrás do líder Brasil

Com show de Vini Jr., Brasil vence Escócia por 3 a 0 e garante liderança do grupo C

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e é sentido na Colômbia

Quase mil dias depois, Neymar volta a entrar em campo pela Seleção Brasileira

Após PT lançar candidatura própria, Jarbas diz que seguirá na disputa ao governo

Copa e pastel: A escalação perfeita da Pastelaria Marília de Dirceu para os jogos do Brasil

Michelle diz que foi ‘maltratada’ por Flávio e expõe crise na família Bolsonaro

Trânsito em BH fica travado antes de Brasil x Escócia; veja os principais pontos de congestionamento

Suíça mantém invencibilidade, vence Canadá e se classifica como líder do Grupo B da Copa do Mundo