Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu neste domingo (9/11), a costa da região de Iwate, no norte do Japão, levando à emissão de um alerta de tsunami de até um metro e à ocorrência de tremores secundários. Até o momento, não há registro de feridos, danos significativos ou anomalias nas usinas nucleares próximas, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
Um tsunami de cerca de 10 centímetros foi detectado, chegando a 20 centímetros na área costeira de Kuji. Ondas de tsunami que ocorrem após terremotos podem continuar por algumas horas depois, atingindo a costa repetidamente, e aumentar com o tempo. Trens-bala na área foram temporariamente atrasados, de acordo com a operadora ferroviária JR East. Cortes de energia também ocorreram.
Apesar do alerta, um funcionário da agência afirmou que nada indica que a ocorrência se assemelhe à ocorrida em Fukushima, em março de 2011, que matou quase 20 mil pessoas, e danificou severamente uma estação nuclear. O Japão, que está localizado no “anel de fogo” do Pacífico, é um dos países mais propensos a terremotos no mundo.
*Com informações de Agência Estado
