A Santa Casa de BH conta com novo mamógrafo de última geração, para exames gratuitos pela rede do SUS.
O novo equipamento, inaugurado nesta quinta-feira (7/8), promete aumentar a capacidade de exames em 25%, ao oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos com tecnologia avançada, como imagens 3D, que podem detectar nódulos menores.
“Hoje a gente sabe que a mamografia é um exame essencial para o diagnóstico precoce de câncer. E a gente tem uma fila longa no SUS, que é muito reduzida quando hospitais parceiros, como a Santa Casa BH, aumentam essa oferta”, explicou Vitória Bispo, gerente de serviços de diagnóstico da Santa Casa BH.
Além dos 25% iniciais em aumento de exames realizados, ao final do projeto de expansão, a Santa Casa planeja chegar a 1.600 mamografias, um aumento significativo em relação às 600 atuais.
Mais tecnologia para diagnóstico
Vitória Bispo contou que o equipamento vai permitir ainda um acompanhamento mais aprimorado de supostos casos de câncer de mama, pois as funcionalidades de digitalização da imagem facilitam a visualização de nódulos e seu desenvolvimento (se crescem, se permanecem estáveis), além de identificar cânceres em estágios iniciais.
“Nosso ganho vai ser descobrir cada vez mais rápido nódulos menores que a gente consegue ter o acompanhamento das mulher para poder observar se vão crescer, se ele vão continuar estáveis, se a gente precisar encontrar um câncer já de um estágio mais avançado”, disse a gerente.
O projeto de aquisição da máquina, como explicou Vitória, faz parte do Valora Minas, política para expansão dos serviços hospitalares em Minas, que apoia a informatização de mamógrafos no estado. Sua manutenção tecnológica é viabilizada graças a apoiadores e parceiros, além dos recursos do SUS.
Referência no tratamento do câncer de mama, a Santa Casa de Belo Horizonte vai ter um segundo mamógrafo, e já possui uma carreta com um terceiro mamógrafo que realiza expedições para diversas localidades em Minas. Com a estrutura, o hospital vai ter um total de três mamógrafos para atender à população em um tempo significativamente menor.