PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula e primeiro-ministro indiano conversam sobre tarifaço dos EUA

Siga no

Até o momento Brasil e Índia são os dois países mais afetados pelo tarifaço do governo Trump (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tiveram uma conversa por telefone de cerca de uma hora nesta quinta-feira (7/8).

De acordo com o Planalto, a imposição de tarifas unilaterais praticadas pelos Estados Unidos foi um dos temas abordado pelas duas lideranças, entre outros assuntos relacionados ao cenário econômico internacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No último dia 30, o presidente Donald Trump anunciou tarifas de 25% sobre os produtos indianos. Uma semana depois, alegando que a Índia importa direta ou indiretamente petróleo russo, um novo decreto norte-americano impôs tarifa adicional de 25% ao país asiático, elevando o percentual para 50% – o mesmo praticado aos produtos brasileiros. 

Até o momento Brasil e Índia são os dois países mais afetados pelo tarifaço do governo Trump. 

Comércio bilateral

Os dois líderes reiteraram a meta de aumentar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Nesse sentido, concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre Mercosul e Índia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eles também trocaram informações sobre plataformas de pagamento virtual como o PIX brasileiro e a UPI indiana – sigla para Unified Payments Interface, um sistema de pagamento em tempo real adotado por aquele país.

Visitas

nota divulgada nesta quinta informa que o presidente Lula deve visitar a Índia no início de 2026.

“Como etapa preparatória da visita, acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à Índia em outubro próximo, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.”

A delegação contará com ministros e empresários brasileiros, escalados para uma série de encontros visando cooperações na área comercial, de defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Há um mês Narendra Modi visitou o Brasil. Na ocasião, além de defender maior protagonismo dos dois países na governança global, Lula voltou a pedir que Brasil e Índia passem a ser membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do Brasil na Copa; queda na próxima partida pode chegar a 20%

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño

Conta de luz seguirá com bandeira amarela em julho, confirma Aneel

Jovens procuram por formação técnica e oportunidades no mercado

Tarifas dos Estados Unidos podem paralisar mais da metade das usinas de ferro gusa e ameaçar empregos em Minas

Sindifer-MG alerta que tarifa dos EUA pode paralisar 55% das usinas de ferro-gusa

Últimas notícias

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa

Bolsonaro tem picos de pressão alta durante a semana, diz boletim médico

Com hat-trick de Dembelé, França vence a Noruega e garante classificação invicta na Copa do Mundo

América acerta rescisão com Val Soares e volante deixa o clube

Venezuela tem quase 1 mil mortos por causa de terremotos

Parlamentares da Federação Brasil da Esperança reforçam apoio a Marília Campos ao Senado

Ancelotti poupa titulares em primeiro treino para Brasil x Japão

Restaurante em BH recebe doações para vítimas dos terremotos na Venezuela