PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula e primeiro-ministro indiano conversam sobre tarifaço dos EUA

Siga no

Até o momento Brasil e Índia são os dois países mais afetados pelo tarifaço do governo Trump (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, tiveram uma conversa por telefone de cerca de uma hora nesta quinta-feira (7/8).

De acordo com o Planalto, a imposição de tarifas unilaterais praticadas pelos Estados Unidos foi um dos temas abordado pelas duas lideranças, entre outros assuntos relacionados ao cenário econômico internacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No último dia 30, o presidente Donald Trump anunciou tarifas de 25% sobre os produtos indianos. Uma semana depois, alegando que a Índia importa direta ou indiretamente petróleo russo, um novo decreto norte-americano impôs tarifa adicional de 25% ao país asiático, elevando o percentual para 50% – o mesmo praticado aos produtos brasileiros. 

Até o momento Brasil e Índia são os dois países mais afetados pelo tarifaço do governo Trump. 

Comércio bilateral

Os dois líderes reiteraram a meta de aumentar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Nesse sentido, concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre Mercosul e Índia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eles também trocaram informações sobre plataformas de pagamento virtual como o PIX brasileiro e a UPI indiana – sigla para Unified Payments Interface, um sistema de pagamento em tempo real adotado por aquele país.

Visitas

nota divulgada nesta quinta informa que o presidente Lula deve visitar a Índia no início de 2026.

“Como etapa preparatória da visita, acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à Índia em outubro próximo, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.”

A delegação contará com ministros e empresários brasileiros, escalados para uma série de encontros visando cooperações na área comercial, de defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Há um mês Narendra Modi visitou o Brasil. Na ocasião, além de defender maior protagonismo dos dois países na governança global, Lula voltou a pedir que Brasil e Índia passem a ser membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Dólar encerra em leve baixa, em sintonia com movimento global

Novo Desenrola limpa o nome de 4 milhões de pessoas com dívidas de até R$ 100

Após impor sigilo de 100 anos em processos de bets, Fazenda recua e promete transparência

Dólar vai a maior nível desde 30 de março com piora na perspectiva sobre guerra

Petróleo fecha em alta com escalada de tensões entre Israel e Irã

Plano Brasil Soberano: governo federal inicia hoje novas regras de acesso a crédito

Últimas notícias

Dias Toffoli toma posse como ministro efetivo do TSE e reforça defesa da soberania do voto

Pedido de vista adia julgamento sobre pesquisa suspensa após ação de Flávio Bolsonaro

Hugo Motta condiciona votação de projeto sobre combustíveis à retirada da urgência da pauta da Câmara

PT lança ‘Porta-Vozes do Lula’, iniciativa com missões e ranking digital de apoiadores

Defesa de Bolsonaro pede visita de nora e netas no dia em que Brasil estreia na Copa do Mundo

Randolfe: Prazo de aplicação da PEC 6×1 pode ser discutido; redução tem que valer de imediato

EUA lançam ataques contra o Irã após queda de helicóptero Apache no Estreito de Ormuz

Kaio Jorge, do Cruzeiro, abre mão de parte das férias para recuperar condição física

CNJ apresenta proposta de regras para atuação de menores como influenciadores