Siga no

Vice-governador Mateus Simões em entrevista na 98 News (98 News/Reprodução)

Vice-governador Mateus Simões em entrevista na 98 News (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, detalhou a saúde pública do estado em entrevista na 98 News nesta quarta-feira (18/6). Ele explicou os prazos para entrega de hospitais regionais, falou sobre o modelo de gestão do Hospital Padre Eustáquio e comentou os desafios enfrentados pelos consórcios municipais de saúde, especialmente em relação ao Samu.

Hospitais regionais

A respeito dos hospitais regionais, Simões diz que cinco deles estão com obras em andamento. “Cinco hospitais estão com obras em andamento. O de Divinópolis sendo entregue agora na virada do mês de julho para o mês de agosto. A EBSER, a empresa federal de gestão hospitalar para as universidades, assume o hospital nesse momento”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o vice-governador, as próximas entregas devem ocorrer em Teófilo Otoni, Governador Valadares, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete. “Na sequência a gente entrega Teófilo Otoni, no mês de agosto, virando para o mês de setembro. A Fundação Mario Pena é a responsável por conduzir o hospital Teófilo Otoni, vai ser o maior hospital do interior de Minas, mais de 400 leitos SUS, muda completamente a realidade do Vale do Mucuri.”

Por outro lado, Simões confirmou que o hospital de Juiz de Fora foi retirado da lista de hospitais regionais. “Juiz de Fora já tem um grande hospital regional e um grande hospital universitário. A decisão foi que, já que a prefeitura não conseguiu fazer a parte dela do contrato — a prefeitura do PT lá — nós vamos colocar dinheiro para um novo centro de urgência, uma UPA grande, nova regional.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio

Sobre o Hospital Padre Eustáquio, cujo edital prevê parceria público-privada (PPP), Simões afirmou que o modelo é um dos mais modernos do país. “Talvez seja o modelo mais moderno de PPP do Brasil. Tanto é que nós estamos atraindo para essa licitação uma série de players internacionais. Esse hospital vai ser o grande equipamento para a gente enfrentar epidemias e, infelizmente, se acontecer novamente alguma pandemia.”

Segundo o vice-governador de Minas Gerais, os investimentos totais somam R$ 2,5 bilhões ao longo do contrato. “Ele vai qualificar muito o atendimento na região metropolitana, muda muito a cara do acesso à saúde pública em Belo Horizonte e na Metropolitana.”

Samu sob pressão

Mateus Simões também comentou a crise enfrentada por consórcios municipais e a pressão sobre o Samu. “A gente já passa quase 50 milhões de reais por ano para os SAMUs, uma realidade que não é nossa constitucionalmente”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Agora, a gente precisa que o Governo Federal faça a parte dele. Nós estamos tendo que carregar com os municípios esse problema nas costas, e tá ficando cada vez mais difícil de pagar essa conta.”

Para ele, o colapso no atendimento básico não está distante. “Se o Governo Federal não começar a colocar as contas dele em ordem, nós vamos começar a ter serviços essenciais colapsando no Brasil.”

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Vereadores de BH votam revogação do título de capital nacional do ‘grau’ nesta quarta-feira

Comércio de BH projeta crescimento nas vendas para o Dia dos Pais

Nova lei mineira facilita legalização da cachaça artesanal e fortalece pequenos produtores

Semana da Moda de Divinópolis mostra a força do segmento na economia mineira

Estudo da Fiemg prevê os efeitos diretos e indiretos do ‘tarifaço’ nos próximos anos em Minas Gerais

Milton Nascimento pode ganhar título de Cidadão Honorário de BH em setembro

Últimas notícias

Em clima de decisão, Atlético e Flamengo decidem vaga da Copa do Brasil; saiba onde assistir

Dudu, do Atlético, pode jogar contra o Flamengo nesta quarta-feira (6/8)? 

Saravia retorna aos treinos do Atlético e deve retomar titularidade diante do Flamengo

BH recebe Conacarne: congresso nacional discute o futuro da carne bovina

William, do Cruzeiro, revela gravidade de lesão que o tirou de partidas recentes

Desafio em dose dupla: Cruzeiro encara CRB, forte como mandante, no Rei Pelé pela Copa do Brasil

Vice-presidente da Câmara diz que pautará anistia se Hugo Motta sair do país

América anuncia Paulo Assis como novo diretor executivo de futebol

Oposição ocupa plenários do Congresso em protesto por anistia e impeachment de Moraes