Siga no

Vice-governador Mateus Simões em entrevista na 98 News (98 News/Reprodução)

Vice-governador Mateus Simões em entrevista na 98 News (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, detalhou a saúde pública do estado em entrevista na 98 News nesta quarta-feira (18/6). Ele explicou os prazos para entrega de hospitais regionais, falou sobre o modelo de gestão do Hospital Padre Eustáquio e comentou os desafios enfrentados pelos consórcios municipais de saúde, especialmente em relação ao Samu.

Hospitais regionais

A respeito dos hospitais regionais, Simões diz que cinco deles estão com obras em andamento. “Cinco hospitais estão com obras em andamento. O de Divinópolis sendo entregue agora na virada do mês de julho para o mês de agosto. A EBSER, a empresa federal de gestão hospitalar para as universidades, assume o hospital nesse momento”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o vice-governador, as próximas entregas devem ocorrer em Teófilo Otoni, Governador Valadares, Sete Lagoas e Conselheiro Lafaiete. “Na sequência a gente entrega Teófilo Otoni, no mês de agosto, virando para o mês de setembro. A Fundação Mario Pena é a responsável por conduzir o hospital Teófilo Otoni, vai ser o maior hospital do interior de Minas, mais de 400 leitos SUS, muda completamente a realidade do Vale do Mucuri.”

Por outro lado, Simões confirmou que o hospital de Juiz de Fora foi retirado da lista de hospitais regionais. “Juiz de Fora já tem um grande hospital regional e um grande hospital universitário. A decisão foi que, já que a prefeitura não conseguiu fazer a parte dela do contrato — a prefeitura do PT lá — nós vamos colocar dinheiro para um novo centro de urgência, uma UPA grande, nova regional.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio

Sobre o Hospital Padre Eustáquio, cujo edital prevê parceria público-privada (PPP), Simões afirmou que o modelo é um dos mais modernos do país. “Talvez seja o modelo mais moderno de PPP do Brasil. Tanto é que nós estamos atraindo para essa licitação uma série de players internacionais. Esse hospital vai ser o grande equipamento para a gente enfrentar epidemias e, infelizmente, se acontecer novamente alguma pandemia.”

Segundo o vice-governador de Minas Gerais, os investimentos totais somam R$ 2,5 bilhões ao longo do contrato. “Ele vai qualificar muito o atendimento na região metropolitana, muda muito a cara do acesso à saúde pública em Belo Horizonte e na Metropolitana.”

Samu sob pressão

Mateus Simões também comentou a crise enfrentada por consórcios municipais e a pressão sobre o Samu. “A gente já passa quase 50 milhões de reais por ano para os SAMUs, uma realidade que não é nossa constitucionalmente”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Agora, a gente precisa que o Governo Federal faça a parte dele. Nós estamos tendo que carregar com os municípios esse problema nas costas, e tá ficando cada vez mais difícil de pagar essa conta.”

Para ele, o colapso no atendimento básico não está distante. “Se o Governo Federal não começar a colocar as contas dele em ordem, nós vamos começar a ter serviços essenciais colapsando no Brasil.”

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Rompimento de adutora destrói Câmara de Nova Lima

Em visita a Contagem, Alexandre Padilha anuncia R$ 96 milhões para cardiologia do município

Trump anuncia tarifa de 30% sobre importações da União Europeia e México

Parlamentares acionam STF para manter derrubada do aumento do IOF

Frio predomina em BH neste sábado; confira a previsão do tempo

Após ser cancelada em BH, etapa da Stock Car é transferida para Curvelo

Últimas notícias

Atenção, motoristas! BH tem ao menos quatro alterações no trânsito neste fim de semana

Arraial de Belô traz ‘movimentação econômica’ e alegria para BH, diz presidente da CDL

Tarifas sobre produtos brasileiros podem prejudicar importação americana, explica especialista

Comissão técnica do Atlético corta Fausto Vera do duelo contra o Bahia

Elvis Presley: curta o Dia Mundial do Rock ao lado do Rei

Lula ironiza Donald Trump, Eduardo e chama Jair Bolsonaro de ‘coisa covarde’

Damião diz que Câmara deve ser independente: ‘não pode fazer política’

Banda Viper retorna a Belo Horizonte pela primeira vez com nova formação

Kleber Gladiador tem mandado de prisão expedido por não pagar pensão alimentícia