Facilidade e economia: MG registra aumento recorde no número de motocicletas

Siga no

Compartilhar matéria

A procura pela habilitação de moto disparou em Minas Gerais. Cada vez mais jovens estão escolhendo a categoria A antes mesmo da B, que é a de carro. O aumento é impulsionado pela expansão do trabalho com delivery, agilidade no transporte e economia de tempo nos deslocamentos.

Hoje, 13.269.483 veículos estão registrados em Minas, sendo 3.196.841 de motocicletas, a maior parte na Grande BH. No país, a produção também bate recorde: só em agosto foram 186 mil motos fabricadas no polo de Manaus, o maior volume para o mês desde 2011, segundo a Abraciclo. No acumulado de 2025, o setor já soma 1,33 milhão de motocicletas produzidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas junto com o crescimento da frota vem uma preocupação. Entre janeiro e julho, o estado registrou 44 mil e 300 acidentes. Em média, foram nove por hora, uma alta de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. “As motocicletas são veículos mais vulneráveis. O uso do capacete, os equipamentos de proteção são fundamentais, além claro do documento de habilitação, porque aí a pessoa vai passar por um treinamento e os conhecimentos básicos”, alerta o presidente do Sindicato das Autoescolas de Minas Gerais, Alessandro Dias, sobre a importância da conscientização.

Gustavo Ferraz, tirou a habilitação há um ano, e optou pela de moto por causa da praticidade no trabalho. “Uma rota que eu demoraria 40 minutos de carro para fazer, eu consigo fazer de 15 a 20 de moto”, explica.

Mesmo assim, ele reconhece os riscos aos quais está exposto: “O maior desafio que nós temos é voltar para casa bem. O trânsito de BH não colabora, as pessoas fecham motociclistas o tempo todo.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em Belo Horizonte, instrutores de motocicletas confirmam o movimento e já se preparam para atender ao aumento da demanda. “O crescimento é perceptível na procura da habilitação para moto, categoria A. E nos últimos anos, com a procura das mulheres, a gente tem sentido isso também. Então, nós preparamos motocicletas para atender a essas meninas, preparamos melhor o nosso corpo de instrutores, qualificando e dando mais condições para eles”, destaca o instrutor de motoescola, Wilson Lopes.

A tendência é de que, nos próximos anos, a frota de motocicletas siga crescendo e, com ela, os desafios para garantir mais segurança no trânsito. Segundo a Coordenadoria Estadual de Trânsito, a expectativa é de um aumento médio de aproximadamente 4% ao ano.

Compartilhar matéria

Siga no

Julia Almeida

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Produtora de Rádio e TV da 98 News (Rede 98), com passagem pela Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Brasil.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Apenas 1% dos imóveis à venda em BH cabem no bolso de famílias de menor renda

PEC da Blindagem: base do governo na Câmara vai ao STF contra emenda

Fiemg se posiciona sobre Operação Rejeito e cobra regras claras no licenciamento ambiental

Estoques de sangue da Hemominas enfrentam situação crítica em Minas Gerais; saiba como doar

Conta de luz gratuita para famílias de baixa de renda vai à sanção da presidência

Venda de queijo contaminado mobiliza fiscalização em rede de supermercados na capital; 2,4 toneladas foram apreendidas

Últimas notícias

Aerosmith interrompe aposentadoria, lança sigle e anuncia obra inédita ao lado do vocalista Yungblud

Pre-COP: Brasília recebe encontro preparatório para a Conferência do Clima 2025

Atlético demite coordenador de performance do clube com 40 dias de trabalho

Atlético veta convocação de Iván Román para Copa do Mundo Sub-20

Copa do Mundo Sub-20: Cruzeiro tem quatro convocados para a Seleção Brasileira

Lateral Isa Chagas deixará o Cruzeiro para reforçar time europeu

Operação Rejeito: Governo de Minas exonera presidente do Iepha

Anistia geral e irrestrita é impossível, diz relator na Câmara

Cruzeiro projeta mais de 40 mil torcedores para duelo contra o Bragantino no Mineirão