A chegada do outono costuma trazer algumas doenças respiratórias como gripe e resfriados. Em Belo Horizonte a situação alarmante obrigou a prefeitura a abrir os postos de saúde para a vacinação contra a gripe durante os sábados.
Cinco unidades básicas de saúde estarão abertas, são elas: Carlos Renato Dias, no Barreiro, São Paulo, na Regional Nordeste, Heliópolis, na Regional Norte, Betânia, na Regional Oeste e Rio Branco, em Venda Nova. Os horários de funcionamento vão de 7 da manhã às 19h.
Além da prestação de assistência, haverá aplicação de vacina contra gripe para o público a partir de 6 meses de idade, das 8 da manhã às 17h.
João Henrique do Vale trouxe um dado a respeito do número de atendimentos do ano: “Neste ano, até o momento, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos às pessoas com sintomas de doenças respiratórias na rede SUS BH”. Ele também reforçou o pedido da Secretaria de Saúde para que pessoas com sintomas leves procurem os postos de saúde.
João ainda expressou sua preocupação ao chegar no posto de saúde para se vacinar e o local estar vazio: “Eu vacinei, meus meninos vacinaram também. Não tem ninguém. Isso me preocupou, o estado está em situação de emergência em saúde pública por causa do aumento significativo do número de casos de gripe e casos graves, gente. Gripe mata, tá? Então, vamos procurar o posto de saúde e vamos vacinar”, alertou.
*Estagiário sob orientação da supervisora Jackeline Oliveira