O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, comparou o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) ao líder político e revolucionário argentino Ernesto Che Guevara, durante um evento empresarial em São Paulo, nesta segunda-feira (25/8). Segundo Valdemar, os processos judiciais contra Bolsonaro reforçam sua imagem política e ajudam a consolidar sua base de apoiadores.
“É inacreditável a força de transferência do voto do Bolsonaro. O eleitor dele é fiel. E essas coisas [processos na Justiça] estão fazendo com que ele vire um Che Guevara”, disse. “O Che Guevara tinha um carisma como o Bolsonaro. E ele é lembrado até hoje. Tanto que o Fidel não colocou ele pra fora de Cuba, não sossegou. Porque ele atrapalhava a vida do Fidel. Ele tinha um carisma brutal”, completou.
Para o dirigente, Bolsonaro continuará sendo uma figura presente no imaginário político brasileiro por décadas, mesmo fora de disputas eleitorais. “Daqui 30, 40 anos, do jeito que estão fazendo com o Bolsonaro, você também vai ver gente com camiseta do Bolsonaro”, declarou.
Valdemar também criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Bolsonaro inelegível até 2030. Ele apontou o ministro Alexandre de Moraes, então presidente da Corte, como responsável direto pelo impedimento. “O presidente caçou a possibilidade de Bolsonaro ser candidato, o presidente do TSE, era Alexandre de Moraes. Mas é uma decisão”, disse.
Apesar do cenário, o presidente do PL afirmou que pretende buscar uma reviravolta judicial. Ele mencionou a possibilidade de recorrer novamente quando a presidência do TSE passar ao ministro Kassio Nunes Marques. “Nós vamos entrar com requerimento. Se ele liberou ele lá [no STF], entramos, vamos pedir para que seja revista essa decisão. Vão ter que rever”, afirmou.
Retratação
Horas após a fala no evento, Valdemar foi às redes sociais para se explicar. “Nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara, até porque o cubano era de esquerda e deixei isso claro. O que eu comparei foi o processo de mitificação e reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é”, publicou.
O presidente do PL disse que Bolsonaro é e continuará sendo “o legítimo líder da nossa direita”.
Que fique claro:
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) August 25, 2025
Nunca comparei Bolsonaro com Che Guevara, até porque o cubano era de esquerda e deixei isso claro.
O que eu comparei foi o processo de mitificação e reafirmo: estão transformando Bolsonaro em um mártir, um mito ainda maior do que já é.
Jair é o legítimo líder…