Bolsonaro vence tradicional votação de ‘Personalidade do Ano’ da Revista Time

Por

Siga no

Revista Time

Compartilhar matéria

O presidente Jair Bolsonaro venceu a votação popular da revista americana Time como a personalidade do ano de 2021. O brasileiro ficou com 24% do total dos nove milhões de votos destinados por usuários. O ex-presidente americano Donald Trump ficou em segundo lugar, com 9% dos votos. Os resultados foram divulgados no final da tarde desta terça-feira (07), pela revista e precedem o principal anúncio das pessoas mais influentes, escolha dos editores, a ser divulgado no dia 13.

O resultado da votação dos dois primeiros colocados contrasta com os ranqueados nas posições seguintes e com o resultado da eleição popular de 2020. O nome será definido no dia 13; por enquanto, apenas uma pessoa brasileira está na lista da Time: a empresária Luiza Helena Trajano, dona da Magalu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bolsonaristas celebraram a notícia nas redes. Perfis apoiadores do presidente fizeram campanha ao longo do mês de dezembro para levar o presidente brasileiro ao primeiro lugar. “Quem ainda não votou aproveite para votar, eu sei que o NOSSO PRESIDENTE tem 78% de aprovação”, disse um usuário pelo Twitter. “Votem todos os dias! Acho que estão diminuindo a votação YES do Bolsonaro que já foi 78% e vem caindo desde então ! A Time não quer que ele ganhe… vamos lá, patriotas!!!”, tuitou outro perfil.

Votação popular

Depois de Bolsonaro e Trump, aparecem como os mais votados na eleição popular da Time de 2021 os profissionais da linha de frente na luta contra o coronavírus (6,3%), o militante anticorrupção russo Alexei Navalny (6%) e os cientistas que desenvolveram a vacina contra a covid-19 (5,3%).

Em 2020, venceram os profissionais essenciais na luta contra a pandemia e ocupando o segundo lugar o médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas americano – que combateu a desinformação contra o coronavírus e se tornou um dos principais alvos de ataques de redes trumpistas. Os bombeiros ficaram com a terceira posição, ativistas do movimento Black Lives Matter ficaram no quarto lugar, sucedendo o atual presidente americano Joe Biden.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas nem sempre quem ganha na votação popular é eleita a “Pessoa do Ano” pela Time. Em 2016, por exemplo, a votação popular deu vitória a Hillary Clinton como personalidade do ano, mas a Pessoa do Ano foi concedido pela revista ao ex presidente Donald Trump.

Quem já ganhou?

O título oficial de “Pessoa do Ano” da Time será entregue somente no dia 13/12. A votação popular é apenas uma prévia, já que a decisão fica à cargo mesmo é da publicação. Algumas edições do prêmio deram o que falar pela confusão que causaram na cabeça das pessoas. Nem sempre o ganhador foi uma personalidade de fato. Objetos e até mesmo você, já foram eleitos “Pessoa do Ano”. Em 1982, a Time escolheu o computador. Naquele ano, a revista cobriu a revolução com a chegada do computador pessoal às casas das pessoas e por isso o nome do prêmio foi adaptado para “Máquina do ano”. Em 2006, você foi eleito a Pessoa do Ano. Sim, você, ou eu, ou todos nós. A ideia da publicação foi homenagear todos que alimentam diariamente plataformas com conteúdos, como enciclopédias digitais, redes sociais e sites. “Sim, você. Você controla a Era da informação. Bem vindos ao seu mundo”, dizia a chamada da capa. Conheça algumas pessoas que já ganharam o título de “Pessoa do Ano da Time”:

  • Adolf Hitler, 1938
  • Joseph Stalin, 1939 e 1942
  • Barack Obama, 2008 e 2012
  • Donald Trump, 2016
  • Angela Merkel, 2015
  • Aiatolá Khomeini, 1979
  • Papa Francisco, 2013
  • Mahatma Gandhi, 1930
  • Martin Luther King, 1963
  • O Computador, 1982
  • Você, 2006

No Twitter, Bolsonaro comemorou o feito e cumprimentou o ex presidente americanos Donald Trump pelo segundo lugar. Ainda na rede social, Bolsonaro disse que espera que a revista Time o conceda de fato o título, respeitando o resultado das eleições. Os comentários à postagem do presidente se dividem entre felicitações de apoiadores e criticas de opositores ao governo. “O Sr. vai ganhar no primeiro turno para presidente do Brasil, por mais quatro anos”, escreveu um apoiador. “A robozada votou dia e noite! Não vi essa enquete em lugar nenhum”, disse uma opositora. 

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Bolsonaro e Carlos comandavam organização criminosa no caso da Abin, diz PF

Alexandre de Moraes manda prender Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Brasileiros que se declaram petistas ou bolsonaristas empatam pela primeira vez, diz pesquisa

Moraes manda Google informar quem publicou minuta do golpe na internet

PGR investiga deputado Antônio Doido após apreensão de R$ 6 milhões com aliados

Câmara aprova urgência para suspender decreto do IOF

Últimas notícias

‘MG será o grande catalisador do desenvolvimento de infraestrutura’, diz idealizador da InfraBusiness Expo 2025

Cruzeiro tem números expressivos como mandante e como visitante no Brasileirão

Taxa Selic atinge 15% ao ano, maior nível desde 2006

Trens do metrô de Belo Horizonte terão Wi-Fi e contagem de passageiros

No Top-5 de melhores defesas do Brasileirão, Atlético decepciona no ataque

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em BH

‘É o princípio de uma 3ª Guerra Mundial’, diz Álvaro Damião ao desembarcar em BH

Brasil se declara país livre da gripe aviária

Unimed-BH e Hapvida NotreDame Intermédica: veja planos com condições diferenciadas para associados CDL/BH