O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a tecer opiniões polêmicas sobre o crescente número de pessoas em situação de rua no Brasil. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Zema disse que “estamos criando verdadeiros chiqueiros humanos”.
A fala veio em resposta a uma pergunta da jornalista Vera Magalhães, que apontou falta de sensibilidade de Zema em entrevista à BBC News sobre o tema. Na ocasião, o governador de Minas Gerais sugeriu que as pessoas que dormem nas ruas devessem ser tratadas como “carro guinchado de local proibido”.
“Eu tenho 60 anos, isso não existia no Brasil não. Nós estamos criando verdadeiros chiqueiros humanos nas grandes cidades do Brasil por omissão do setor público que fica só nessa guerrinha de perseguir o adversário e esqueceu essas pessoas. Agora eu tive a coragem de falar sobre esse problema que ninguém fala”, declarou ele.
“Tem cidade que tem conseguido lidar bem com esse tipo de problema. Outras nem tanto. A grande maioria dessas pessoas hoje são dependentes químicas. São pessoas que perderam a noção da realidade. Elas estão vivendo numa condição deplorável em termos de higiene e em termos de segurança”, continuou.
“E quando você convida elas para ir para para uma comunidade terapêutica, que é a solução, apenas uma minoria aceita. Porque ele vê a comunidade terapêutica como algo que vai demandar que ele passe a ter um horário para dormir, vai demandar que ele tome banho todo dia e naquela esquizofrenia que ele está sofrendo, a grande maioria sofre”, disse Zema.