Eleições em Minas: Cleitinho e Nikolas Ferreira lideram disputa pelo governo

Siga no

Nikolas Ferreira (PL) e Cleitinho Azevedo (Republicanos) lideram as intenções de voto para governador em 2026. (Créditos: Câmara dos Deputados)

Compartilhar matéria

A corrida pelo governo de Minas em 2026 tem mais um novo capítulo com a divulgação de novo termômetro da disputa. O levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (3/4), aponta o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) na dianteira das intenções de voto.

Na pesquisa estimulada, Cleitinho lidera com 39,7% das intenções de voto no primeiro cenário. O senador é seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (19,3%), e pelo ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) com 14,6%.

Na sequência estão o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 3,8%, o vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), com 3%, e o deputado estadual Tadeuzinho (MDB), também com 3%. Votos em branco e nulo somam 11,8%, e 4,8% não souberam responder.

Em outro segundo cenário simulado, Nikolas Ferreira assume a dianteira com 39,4%, enquanto Kalil aparece com 20% e Pacheco com 15,2%. Reginaldo Lopes, Tadeuzinho e Mateus Simões aparecem com 3,6%, 2,8% e 2,7% nesse cenário. Bancos e nulos são 11,7% e 4,6% não souberam responder.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, Romeu Zema (Novo), que está no segundo mandato e não pode disputar a reeleição, lidera com 8,5%. Cleitinho tem 1,8% e Nikolas, 1,4%. A maioria (79,9%) não soube responder. Brancos e nulos somam 5,7%.

O levantamento também mostra que Nikolas e Cleitinho têm melhor desempenho entre os eleitores de 25 a 44 anos e entre os homens. Nikolas alcança 47% das intenções de voto entre quem tem ensino médio completo e 46,2% entre jovens de 16 a 24 anos. Já Cleitinho se destaca na faixa de 25 a 34 anos, com 44,5% dos votos, e também entre os que têm ensino médio (43,3%).

Disputa para o Senado

A pesquisa também questionou os eleitores mineiros sobre a disputa para o Senado Federal. Na avaliação espontânea, Cleitinho lidera com 3% das intenções de voto, seguido de Romeu Zema, 2,5%, e Nikolas Ferreira, 2,1%.

Rodrigo Pacheco, o deputado federal Eros Biondini e o atual secretário Marcelo Aro também foram citados, mas não alcançaram 1%.

Na pesquisa estimulada, Romeu Zema lidera as intenções de voto para o senado com 52,7%, seguido de Rodrigo Pacheco, 24,3%, do senador Carlos Viana (Podemos), com 18,9%, e do deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB). Os eleitores puderam escolher dois nomes para o cargo.

Gestão de Zema

O governo de Romeu Zema tem aprovação de 64,6% e reprovação de 31,6%. Outros 3,8% não souberam opinar. Ao avaliar o desempenho, 48,4% classificam a gestão como ótima ou boa, 28,4% como regular e 22,2% como ruim ou péssima.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 30 de março, com 1.660 eleitores em 70 municípios mineiros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Governo esclarece que Lula não propôs novo feriado em 2 de julho

Justiça argentina autoriza visita de Lula a ex-presidente Cristina Kirchner

Deputados são contra fim da jornada 6×1 e concordam em subir faixa de isenção do IR, diz Quaest

Lula sai em defesa de Haddad e compara gestão atual com a de Guedes

Sem Pix: Lula diz que jamais pediria dinheiro ao povo e chama Bolsonaro de ‘frouxo’

Moraes será relator de ação contra derrubada do decreto do IOF

Últimas notícias

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor desde 19 de agosto

Mineiros já pagaram mais de R$ 140 bilhões em impostos; BH lidera a lista

Empresas esperam contratar mais, mesmo com queda no índice de confiança

João Fonseca crava outra vitória em Wimbledon e avança à 3ª rodada

Cultura Inglesa MG foca em inovação e transformação digital em parceria com a Guidance

Ataque hacker desvia recursos de contas de reservas no Banco Central

Cássio fala sobre depressão e recuperação no Cruzeiro

Cruzeiro no radar mundial? Gabigol projeta clube no Mundial de Clubes

Greve é mantida após audiência entre PBH e professores