Após a Polícia Federal cumprir um mandado de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, a defesa do político emitiu uma nota lamentando as medidas cautelares impostas ao ex-chefe de Estado. Entre elas, estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, o impedimento do uso de redes sociais e a proibição de comunicação com filhos e aliados políticos.
Segundo a nota da defesa, as medidas adotadas pela PF foram “severas” e foram recebidas com “surpresa e indignação” pelos advogados do político. Ainda de acordo com a nota, Bolsonaro “sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”.
Leia a nota na íntegra:
“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial.”
Itens apreendidos
Durante a operação, a Polícia Federal encontrou, na casa do ex-presidente, aproximadamente US$ 14 mil e R$ 8 mil em dinheiro vivo. Além disso, os policiais localizaram um pendrive escondido no banheiro. O item foi levado ao laboratório da PF e será periciado pela polícia científica.
O celular de Bolsonaro também foi apreendido. O político foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, não podendo se aproximar de embaixadas, bem como com outros réus e investigados pelo Supremo. Agentes federais que participaram das buscas informaram ainda ao STF que apreenderam uma cópia da petição inicial da ação que a plataforma de vídeos Rumble move contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa