O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron, na manhã desta terça-feira (27/1) para tratatrem de temas da agenda internacional e bilateral, com destaque para iniciativas voltadas à paz e à segurança global.
Segundo nota divulgada a imprensa, os dois líderes debateram a proposta de um Conselho da Paz apresentada pelos Estados Unidos, concordando que iniciativas relacionadas à paz e à segurança devem respeitar os mandatos do Conselho de Segurança da ONU e os princípios da Carta das Nações Unidas.
O diálogo também incluiu a situação na Venezuela, com ambos condenando o uso da força em violação ao direito internacional e destacando a importância da estabilidade regional e global.
Na agenda econômica, Lula reafirmou que o recém-assinado acordo entre o Mercosul e a União Europeia é positivo para ambas as partes e contribui para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras.
Os presidentes também conversaram sobre a cooperação bilateral em áreas como defesa, ciência e tecnologia e energia, e se comprometeram a instruir suas equipes a concluir negociações em andamento com vista à assinatura de novos acordos ainda no primeiro semestre de 2026.
