Ao vivo
Buteco 98 Sábado - 12h às 14h

Da baixa à alta gastronomia, o papo aqui é cultura de buteco! Nenel e Antonélio divertem as suas tardes de sábado com a legítima mesa do bar. Puxa a cadeira, abre aquela gelada e se prepare para dividir a conta!

Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos

Siga no

Fuad estava afastado da PBH desde janeiro para cuidar da saúde (Rodrigo Clemente/PBH)

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira (26/3), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela prefeitura da capital em nota enviada à imprensa.

“Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social”, informou a PBH.

O prefeito teve uma piora no quadro de saúde na noite dessa terça-feira (25/3) após sofrer uma parada cardiorrespiratória e desenvolver um caso de insuficiência renal aguda.

O prefeito estava internado no hospital Mater Dei desde 3 janeiro, quando apresentou um quadro de insuficiência respiratória. 

Fuad Noman se licenciou da prefeitura para tratamento médico no dia 4 de janeiro e, desde então, teve a licença médica renovada por períodos de 15 dias e o afastamento foi mantido. 

Quem assume a PBH, agora em definitivo, é o vice Álvaro Damião (União Brasil). Detalhes do velório e do sepultamento de Noman ainda não foram divulgados.

Diagnóstico de câncer

Em julho de 2024, Noman recebeu o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin, um câncer que tem origem nas células do sistema linfático. 

Em novembro, ele voltou a ser internado após sentir fortes dores nas pernas e ficou cinco dias no hospital. Dias após o resultado das eleições municipais, o prefeito comunicou que havia finalizado o tratamento contra o câncer com sucesso. 

Trajetória profissional

Fuad Noman foi um economista que passou por cargos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Nascido em BH em 30 de junho de 1947, ele acumulou passagens pelo Banco Central do Brasil, Ministério da Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional.

Fuad também foi secretário da Fazenda durante o primeiro mandato de Aécio Neves como governador de Minas Gerais, de 2003 a 2007, e secretário de Transporte e Obras Públicas no segundo mandato, de 2007 a 2010. 

Na administração do governador Antonio Anastasia, Noman foi secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos. De 2017 a 2020, foi nomeado secretário de Fazenda de Belo Horizonte, durante a administração de Alexandre Kalil.

Nas eleições municipais de 2020, Fuad foi eleito vice-prefeito ao lado de Kalil e passou a assumir a chefia do Executivo municipal em 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo de prefeito da capital para se candidatar ao governo de Minas Gerais. O prefeito foi reeleito pelo Partido Social Democrático (PSD) com 53,76% dos votos válidos em outubro, na chapa com o candidato a vice-prefeito Álvaro Damião (União).

Leia a nota da PBH na íntegra

É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.

Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.

Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.

Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.

Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.

Prefeitura de Belo Horizonte

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Corpo de Fuad Noman é sepultado pela família em Belo Horizonte

‘Político de grande liderança’, diz Anastasia sobre sua relação com Fuad Noman

Damião: ‘Vamos levar o legado de Fuad à frente e construir a cidade que ele queria’

Luto oficial é feriado? Entenda o que muda em BH e Minas com a morte de Fuad Noman

‘Que tenha no Fuad sua principal referência’, diz Kassab sobre Álvaro Damião

BH ficará seis anos sem vice-prefeito após morte de Fuad Noman; entenda

Últimas notícias

Alta do cacau impacta preços de chocolates e reduz produção de ovos de páscoa

Clássico tem data marcada! Veja o detalhamento das rodadas do Brasileirão 2025

Acusada de pichar estátua no STF tem prisão domiciliar concedida por Alexandre de Moraes

Atlético se despede de Deyverson, novo reforço do Fortaleza

Abril terá bandeira tarifária verde, anuncia Aneel

A BH pós-Fuad e os desafios de preparar e transformar a cidade

CBF anuncia a demissão do técnico Dorival Júnior

Governo de Minas publica edital de concessão da BR-356

Saldo de fevereiro para empregos formais é positivo, aponta Caged