Ao vivo

Quem é Carlos Viana, candidato à Prefeitura de BH pelo Podemos

Por

Siga no

Rede 98

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Podemos nas Eleições 2024, Carlos Viana é jornalista por formação e senador por Minas Gerais desde 2019. O ex-apresentador e repórter também concorreu ao governo de Minas em 2022, ficando na terceira posição, com 7,23% dos votos.

Nascido em 1963, Carlos Viana é formado em jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com passagens pela Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas, TV Bahia e Rádio Itatiaia, atuando como repórter, Viana se destacou na imprensa mineira enquanto apresentador do jornal da TV Alterosa, em 1999. Cinco anos depois, o jornalista se mudou para os Estados Unidos para trabalhar como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De volta ao Brasil em 2007, Viana foi contratado pela Rádio Itatiaia para apresentação do Plantão da Cidade. No mesmo período, atuou como âncora do Balanço Geral, programa de jornalismo e cobertura policial da TV Record Minas. Já em 2008, o jornalista assumiu o MG Record, sendo o apresentador do programa até 2018, mesmo ano em que deixou a Itatiaia.

Carlos Viana assumiu o cargo de senador da República em janeiro de 2019, após ter vencido as eleições do ano anterior com 3.568.658 votos. A outra vaga de Minas Gerais para o Senado foi ocupada por Rodrigo Pacheco, atual presidente da Casa Legislativa.

Em 2022, Viana concorreu ao cargo de governador de Minas Gerais pelo PL (Partido Liberal), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornalista teve 783.800 votos e não foi eleito, ficando atrás de Romeu Zema, que conseguiu a reeleição, e de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conheça as propostas de Carlos Viana

O plano de governo do candidato do Podemos prevê o retorno dos cobradores nos ônibus de Belo Horizonte. Na série de sabatinas A BH Que Queremos, realizada pela Rede 98, Viana reforçou a proposta. 

“Houve uma sobrecarga sobre os motoristas, que além de embarcar pessoas com deficiência, também precisam cobrar passagem e dar troco. Custa muito pouco, diante do subsídio que a prefeitura deu, trazer de volta nove mil cobradores de ônibus para facilitar a vida do motorista e das pessoas com deficiência”, afirmou.

Leia também: Carlos Viana defende mandar de volta moradores de rua que vieram do interior

Viana também comentou sobre a proposta de um Carnaval fora de época na capital mineira. Segundo o candidato, a intenção é promover o turismo e fomentar a economia municipal. “O Carnaval de BH traz muito retorno para a capital. A minha ideia é nós fazermos um Carnaval temporão no mês de outubro, uma outra festa apresentando BH para o restante do Brasil, junto com grandes festivais gastronômicos”, disse o senador.

Carlos Viana apresentou ainda propostas para atender a população em situação de rua. Ele afirmou que pretende mandar as pessoas sem-teto que não são de BH para as suas cidades natais, caso elas manifestem esse interesse: “A minha ideia é abraçar essa população, saber quem é. É do interior? Quer voltar? Vamos mandar de volta pra cidade dele. Se o prefeito devolver, nós vamos acionar o Ministério Público”.

Leia também: Viana: ‘Custa pouco voltar com os cobradores nos ônibus’

Siga no

Mais de Entretenimento

Bolsonaro tem primeiros sinais de movimentos intestinais espontâneos em duas semanas

Ao lado de Ratinho Junior e Caiado, Zema fala em união para derrotar Lula em 2026

STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor

Débora Rodrigues, que pichou estátua da justiça, é condenada a 14 anos de prisão

Lula e autoridades chegam ao Vaticano para funeral de papa Francisco

Collor cumprirá pena em ala especial de presídio em Maceió, determina Moraes

Últimas notícias

Cássio faz desabafo após ótima atuação em vitória sobre o Vasco

Cássio fecha o gol, Christian marca e Cruzeiro vence o Vasco em Uberlândia

Pedrinho indica saída de Dudu do Cruzeiro ao responder torcedor com gesto de mão

Mineira e atleticana: conheça a juíza federal mais jovem do país

Período chuvoso deve terminar nesta semana; veja a previsão do tempo em BH

Empresário fundador do Hotel Urbano é preso por furto de obras de arte no Rio

Polícia recupera 11 celulares furtados em show no Mineirão neste fim de semana

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 8 milhões

Conclave: os próximos passos e quem são os cardeais brasileiros na eleição do novo papa