O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), diz esperar que a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja colocada na mesa de negociação sobre o tarifaço de Donald Trump ao Brasil. Na visão de Zema, a “perseguição” contra Bolsonaro seria um dos principais motivos da retaliação norte-americana.
Zema falou sobre o assunto em entrevista ao canal Uol News nessa terça-feira (29/7).
“Seria muito bom termos uma revisão da condução desse processo. Da forma como isso está sendo feito, está claríssimo que estamos ferindo a nossa Constituição. A forma como o processo do presidente Lula foi conduzido foi totalmente diferente da maneira da ação contra Bolsonaro”, disse ele.
“Nessa situação atual, um ministro está chamando todas as decisões para si. É algo que realmente afronta o direito de se defender. Hoje, há claramente uma perseguição política”, declarou.
Ainda na visão de Zema, o governo brasileiro não se esforçou o suficiente para evitar o tarifaço de Trump. “Tudo isso está acontecendo devido à inabilidade do nosso governo federal, principalmente do presidente Lula, que tem atacado um dos maiores clientes do Brasil e se aliado a detratores dos EUA. Tudo isso tem contribuído para que houvesse essa retaliação. Era questão de tempo”, avaliou.