O Restaurante Popular Herbert de Souza, no Centro de Belo Horizonte, passará por obras a partir do dia 2 de junho. O espaço localizado nas proximidades da Rodoviária da cidade terá as estruturas aprimoradas e o investimento previsto é de R$ 3,3 milhões.
De acordo com a Prefeitura de BH, durante o período de obras, a população em situação de rua terá o atendimento mantido por meio da entrega de marmitex no café da manhã, almoço e jantar. Os demais usuários do restaurante serão atendidos no Restaurante Popular II, na área hospitalar, no Santa Efigênia.
A reforma começará pela cozinha do restaurante popular e contará com troca do sistema hidráulico e de gás, instalação de sistema de escoamento de água das pias, substituição do piso e de azulejos quebrados, além da higienização do sistema de exaustão. Banheiros masculinos e feminino também serão reformados no local.
O Restaurante Herbert de Souza fornece cerca de 3 mil refeições diárias, sendo cerca de 850 delas destinadas a pessoas em situação de rua. No almoço são servidas cerca de 2,2 mil refeições, 420 no café da manhã e 440 no jantar. Além do público que vai ao local, o restaurante ainda fornece 432 refeições aos quatro abrigos Tia Branca.
O Restaurante Popular Herbert de Souza foi inaugurado em 1994 e fornece refeições gratuitamente ou a preço máximo de R$ 3. As refeições são planejadas por uma equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.