O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu novas sanções ao Brasil — que podem ir além da esfera comercial.
Em entrevista à FOX News nesta segunda-feira (15/9), Rubio afirmou que as sanções chegam em retaliação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo, em 27 anos e 3 meses por suposta tentativa de golpe de Estado.
Em fala a jornalistas da FOX News, Rubio criticou a atuação da Justiça brasileira — particularmente do ministro Alexandre de Moraes.
“O Estado de Direito está se desintegrando. Temos esses juízes ativistas — um em particular — que não só perseguiu Bolsonaro — mas tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos”, disse.
Segundo o Secretário de Estado, o ex-presidente é vítima de uma “caça às bruxas”. Rúbio sugeriu, ainda, que os EUA consideram as ações do STF como uma ameaça não apenas a Bolsonaro, mas também a empresas e cidadãos americanos.
Para ele, o julgamento é apenas mais um capítulo de uma “crescente campanha de opressão judicial que tem tentado atingir empresas americanas e até mesmo pessoas que operam fora dos Estados Unidos”.
Rubio não detalhou quais são as novas sanções, nem quando elas poderão ser aplicadas.