Grandes alterações no trânsito de Belo Horizonte começam ainda na madrugada deste sábado (14/2) e se intensificam a partir das 10h. As interdições se espalham por cinco regiões da cidade em função da programação do Carnaval de 2026. A operação especial envolve o Hipercentro, o Floresta, a avenida Brasil, a Savassi e o Barro Preto, além de mudanças específicas para o desfile do bloco “Então, Brilha!”, na região central.
Interdições a partir das 10h
- Na Área Central, as restrições começam às 10h de sábado, com variações no horário de liberação conforme a região;
- No Hipercentro e na Savassi, as interdições seguem das 10h de sábado até as 23h de terça-feira;
- Na avenida Brasil, as restrições ocorrem das 6h às 23h;
- Nos bairros Floresta e Barro Preto, as vias serão fechadas a partir das 10h de sábado até as 23h. No domingo, segunda e terça-feira, os fechamentos nesses dois bairros ocorrerão das 6h às 23h;

A lista completa das vias interditadas pode ser consultada no portal da PBH.
‘Então, Brilha!’ de madrugada
Antes mesmo das interdições gerais, a madrugada de sábado terá operação especial por causa do desfile do bloco “Então, Brilha!”. A concentração está marcada para as 4h, na avenida do Contorno, entre as ruas Curitiba e São Paulo.
O cortejo seguirá pelas avenidas do Contorno e dos Andradas, em direção à Praça da Estação, exigindo bloqueios importantes no entorno do Complexo da Lagoinha, do Terminal Rodoviário e da Avenida Oiapoque.
Estão previstos:
- Fechamento dos acessos ao Viaduto Leste (Complexo da Lagoinha), na saída do Túnel da Lagoinha (Avenida Cristiano Machado), na Avenida Antônio Carlos e na Avenida Nossa Senhora de Fátima;
- Interdição do acesso da Avenida Antônio Carlos ao Viaduto Nansen Araújo (Avenida Oiapoque);
- Bloqueio da Avenida do Contorno entre Rua Tupinambás e Rua Paulo de Frontin, no sentido Rodoviária/Área Hospitalar;
- Interdição da Contorno entre Rua dos Carijós e Viaduto da Floresta (Contorno com Andradas), no sentido Área Hospitalar/Rodoviária;
- Fechamento das vias que cruzam a Contorno, como ruas 21 de Abril, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e da Bahia.

A partir das 10h, essas intervenções se somam às demais interdições programadas para o Carnaval.
Complexo da Lagoinha, Leste e Oeste
Motoristas que vierem pelas avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Nossa Senhora de Fátima serão desviados para o Viaduto Sarah Kubitschek, com saída na avenida Olegário Maciel ou na rua dos Caetés para acesso à Área Central.
Quem vier da região Leste poderá utilizar a avenida dos Andradas, rua dos Carijós, rua Espírito Santo, avenida Amazonas, rua dos Tupis e rua Mato Grosso. Já os condutores da região Oeste poderão seguir pela avenida do Contorno, rua dos Tupinambás, avenida Olegário Maciel, rua dos Caetés e rua Curitiba.
Transporte coletivo e estações Move
As linhas de ônibus terão ajustes nos itinerários e nos pontos de embarque e desembarque, tanto na Área Central quanto nas regionais. Agentes da Sumob e da BHTrans estarão nas ruas para orientar os passageiros.
As estações Move Rio de Janeiro e São Paulo, na avenida Santos Dumont, ficarão fechadas neste sábado (14), das 4h às 11h59, por causa dos desfiles na região da Praça Rui Barbosa. Nesse período, o atendimento será feito pelas estações Move Tamoios e Carijós, na avenida Paraná. A operação normal nas estações Rio de Janeiro e São Paulo será retomada ao meio-dia.
Área Hospitalar e acesso local
Durante todo o período, a prioridade será garantir o acesso à Área Hospitalar. A circulação será feita pela avenida do Contorno, com acesso à rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), às avenidas Francisco Sales e Augusto de Lima e à rua dos Caetés, após os desfiles de sábado. Ambulâncias e viaturas terão prioridade.
Nas áreas interditadas, será permitido apenas o trânsito local de moradores e comerciantes. Não será permitido estacionar nas vias reservadas para os blocos.
Faixas de orientação serão instaladas e agentes da Unidade Integrada de Trânsito atuarão para garantir a segurança viária e a mobilidade durante o sábado de Carnaval.
