Considerada importante ponto de encontro de BH, a Rua Sapucaí, no Centro-Leste da capital, foi reaberta de forma integral para a população nesta sexta-feira (28/2). Conhecida pela diversidade de bares e restaurantes, a rua passou por revitalização, que vai ser concluída em março, porém foi liberada para os foliões aproveitarem o Carnaval nesta semana.
“Eu gostaria que as pessoas entendessem que essa obra não é para a prefeitura, não é para o prefeito, mas para o povo da cidade. Para que a rua se mantenha assim, não é a Guarda Municipal que precisa atuar, mas é o povo que precisa que ajudar a cuidar”, disse o prefeito em exercício, Álvaro Damião, quando perguntado sobre ocorrências de vandalismo com bancos e lixeiras na rua após a reinauguração.
A reforma do ponto, que teve investimentos de R$ 4,65 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de BH, contou com nova pavimentação em plano único entre os dois passeios, que nivelou o piso em concreto armado nos trechos em piso gramado.
Também foram incluídos ladrilhos hidráulicos e pedra portuguesa, além de uma arquibancada mirante. Houve ainda a implantação de ciclovia bidirecional no trecho entre as avenidas Francisco Sales e Contorno, com passagem de pedestres e novos mobiliários, lixeiras metálicas e paisagismo.
A primeira etapa das obras foi concluída em setembro do ano passado, com a reabertura do trecho entre a Avenida Assis Chateaubriand e Rua Tabaiares para pedestres e comerciantes. Segundo a PBH, a obra está na fase final, faltando a colocação do revestimento de granito da arquibancada, com conclusão de alguns bancos e esquinas.