Estudantes de todo o Brasil participaram, neste domingo (14/12), da primeira etapa do Vestibular Seriado da UFMG. A aplicação ocorreu nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros e marcou o início de um novo modelo de seleção da universidade.
A prova contou com 45 questões objetivas das quatro áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma questão discursiva interdisciplinar. O Seriado UFMG é realizado ao longo de três anos e responde por 30% das vagas da instituição, como alternativa ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Análise geral
Na avaliação do diretor executivo das unidades escolares do Bernoulli, Marcos Raggazzi, o nível de dificuldade foi mediano e bem calibrado. “A prova conseguiu, com bastante critério, discriminar as habilidades e competências dos vestibulandos que participaram desse primeiro ciclo”, apontou.
Raggazzi destacou o equilíbrio entre as áreas do conhecimento e elogiou especialmente a prova de inglês, considerada bem estruturada. Em Matemática, os comandos diretos lembraram vestibulares tradicionais da UFMG, enquanto em Ciências Humanas predominou a interpretação de textos.
Em Ciências da Natureza, a distribuição entre Química, Física e Biologia também foi considerada adequada, com questões de nível médio e médio/fácil. Para o diretor, todas as obras literárias obrigatórias foram corretamente exploradas ao longo do exame.
A principal ressalva apontada por Raggazzi foi a questão discursiva. “No documento norteador do Seriado e também no edital era dito que seria uma questão interdisciplinar e que não seria cobrada uma redação, mas foi exigido que o aluno escrevesse um artigo de opinião com 15 linhas. Isso, realmente, está fora do que estava previsto”, afirmou.
Linguagens
A professora de Linguagens do Bernoulli, Bárbara Vivas, avaliou que as questões estavam dentro do esperado. Ela destacou abordagens interessantes da obra Memórias de Martha e da canção Principia, de Emicida, com a combinação de teoria literária e aspectos linguísticos.
Segundo Bárbara, a obra Pão e circo, de Paulo Nazareth, foi a mais desafiadora para os alunos, por exigir uma leitura mais densa. Ainda assim, a professora considera que todas as obras apareceram de forma coerente e com bom nível de elaboração.
Primeiro passo de um sonho
Entre os estudantes, a avaliação também foi positiva. Laura Cristina, aluna do pré-vestibular do Bernoulli, afirmou que a prova foi coerente com o conteúdo do primeiro ano do ensino médio e alinhada às expectativas. “Apesar de algumas surpresas, como uma questão de física no meio da prova de linguagens ou um artigo de opinião na questão aberta, a prova foi bem interessante de se fazer”, disse.
Para a vestibulanda, o Seriado UFMG é uma iniciativa importante para quem sonha em ingressar na universidade. “Como as vagas finais serão divididas entre o Seriado e o Enem, fazer os dois acaba aumentando as chances de aprovação”, finalizou.
