PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tecnologia da COPASA promete reduzir transtornos com obras

Siga no

COPASA demonstra como funcionará método para diminuir transtornos durante manutenções (Divulgação: COPASA)

Compartilhar matéria

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) anunciou a implementação de uma nova tecnologia para a manutenção de suas redes, visando reduzir os transtornos causados pelas obras. João Henrique do Vale e Carol Torres destacaram os benefícios esperados da nova abordagem, desde a diminuição das interdições de trânsito até a redução de vazamentos na rede de abastecimento de água.

A discussão começou com a menção dos problemas frequentes enfrentados pela população da região metropolitana de Belo Horizonte devido aos buracos abertos pela COPASA para a manutenção da rede, que constantemente prejudicam o trânsito. Carol Torres introduziu o tema trazendo uma perspectiva de solução para essa questão: “Olha só, a companhia começou a utilizar o novo método para os trabalhos que diminui as interdições e é mais ágil. O serviço já está em prática em Venda Nova, mais precisamente aí no bairro Minas Caixa. A técnica é chamada de método não destrutivo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Walter Lucas, gerente de hidrometria e perdas da Copasa, explicou que “é um método, é uma tecnologia nova, uma tecnologia que traz tanto pro cliente quanto pra Copasa maior conforto na execução dessa obra, com menor impacto, impacto ambiental, né, com com o objetivo aí de reduzir os vazamentos, reduzir as perdas de água da Copasa e ainda mais melhorar o nossa prestação de serviço aqui na região”. Ele também comentou que “além de diminuir as interdições nas vias, o método também proporciona menor chance de vazamentos”, pois utiliza uma tubulação de “plástico de alta densidade, muito resistente, ao mesmo tempo flexível”, o que resulta em um “menor índice de vazamentos no imóvel, frente ao imóvel” e maior “eficiência do abastecimento de água no imóvel, né, com menos transtorno”.

Carol Torres informou que “até 2025, o total dessa tecnologia vai chegar a R$ 410 milhões, segundo a Copasa. A expectativa é a troca de 350 km de rede nos próximos 2 anos”, demonstrando a escala do investimento na nova tecnologia. Diante dessas informações, João Henrique do Vale expressou seu otimismo, dizendo: “se realmente funcionar da forma como eles estão falando, vai trazer um ganho muito grande”. Ele destacou os potenciais ganhos para a população, como a resolução do “transtorno diário que é aquele buraco que fecha pelo menos uma faixa, duas faixas aí no trânsito”.

João também abordou a questão dos vazamentos durante as manutenções, um problema recorrente que causa interrupções no abastecimento de água. Ele ponderou: “Quantas vezes a gente fala ‘hoje tem manutenção em tal lugar’. Aí a Copasa passa um dia, dois dias, a Copasa fala: ‘Deu problema. Nós vamos ter que continuar o trabalho e fica três dias sem sem água, uma residência ou várias residências’. Então, se isso vai diminuir essa situação, essa tecnologia é muito boa”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Estagiário sob orientação da supervisora Jackeline Oliveira

Compartilhar matéria

Siga no

Arthur Mota

Estudante de Jornalismo na UFMG. Com passagens pela TV Alterosa e Itatiaia. Estagiário da Rede 98 desde 2024. Apaixonado por esportes e geopolítica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Aniversário de BH terá shows gratuitos de Sorriso Maroto, Nattan e Bruna Lipiani

Justiça Federal manda soltar Daniel Vorcaro e executivos, mas impõe restrições

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

Propag: derrubada de vetos pelo Congresso traz novo ‘componente de facilidade’, avalia secretário

Dia D de combate ao Aedes aegypti: 748 municípios intensificam ações de prenvenção da Dengue

Trump promete ofensiva terreste na Venezuela ‘muito em breve’

Últimas notícias

De olho no G-8, Atlético encara o Fortaleza precisando vencer; saiba onde assistir

Cruzeiro enfrenta o Ceará buscando se manter vivo na briga pelo título; saiba onde assistir

Para seguir vivo pelo G-8, Atlético precisa quebrar tabu de vitórias fora de casa contra o Fortaleza

Cruzeiro confirma retorno de Fagner contra o Ceará

Aneel anuncia que dezembro terá bandeira tarifária amarela

Carlos Bolsonaro lista doenças do pai após PGR apoiar prisão domiciliar de Augusto Heleno

Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva, máquinas e motores

‘Se for o Macaco Tião contra Lula eu prefiro o Macaco Tião’, diz Eduardo sobre apoiar Tarcísio

Atlético observa time de Kelly Key e contrata jovem para as categorias de base