PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quase metade de BH tem obesidade: capital lidera ranking no Sudeste

Siga no

Quase metade de BH tem obesidade: capital lidera ranking no Sudeste (foto: Pixabay)

Compartilhar matéria

Belo Horizonte acendeu um alerta vermelho no cenário da saúde pública nacional. Dados atualizados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, revelam que a capital mineira é a cidade do Sudeste com o maior índice de obesidade, ocupando a quarta posição no ranking geral das capitais brasileiras. Atualmente, 43,69% da população adulta de BH já se enquadra no diagnóstico de obesidade — o que significa que quase metade dos moradores da capital convive com a doença.

O cenário é ainda mais crítico quando somados os casos de sobrepeso: 74,16% dos belo-horizontinos estão acima do peso ideal. O crescimento da prevalência da obesidade no Brasil foi de 118% em cerca de 20 anos (2006 a 2024), atingindo a marca de um a cada quatro adultos no país (25,7%).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Divergência nos dados e realidade do SUS

Embora o Vigitel foque especificamente em entrevistas nas capitais, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que baseia seus dados nos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apresenta números ainda mais alarmantes.

De acordo com levantamento obtido pelo jornal O Globo, 36,3% dos brasileiros adultos atendidos pela rede pública em 2025 tinham obesidade, enquanto 70,9% apresentavam sobrepeso. Em Belo Horizonte, a pressão sobre as unidades de saúde reflete essa estatística, exigindo estratégias mais robustas de atenção primária para conter o avanço de doenças crônicas associadas ao Índice de Massa Corporal (IMC) elevado.

Ranking das capitais

A posição de Belo Horizonte como a capital mais obesa do Sudeste coloca a cidade à frente de centros como São Paulo e Rio de Janeiro, evidenciando a necessidade urgente de políticas locais de incentivo à alimentação saudável e práticas de exercícios físicos em espaços públicos, como as Academias da Cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O avanço da doença na capital mineira segue a tendência nacional de crescimento exponencial, impulsionado por fatores socioeconômicos e pelo consumo crescente de alimentos ultraprocessados, conforme alertam especialistas em endocrinologia.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Clínicas-escola da Una realizam 38 mil atendimentos e ampliam acesso à saúde em Minas

‘Não tem comparação com o risco da doença’, diz infectologista sobre vacina contra dengue após suspensão

Tomei a vacina contra dengue do Butantan, e agora? Saiba o que fazer a após suspensão do imunizante

BH suspende vacinação contra dengue com imunizante do Butantan após orientação federal

Brasil vai parar vacinação contra dengue com imunizante do Butantan após mortes suspeitas

Remodelação glútea: a moda que conquistou as redes e os riscos que ninguém mostra

Últimas notícias

BH tem sábado de trânsito intenso com estreia do Brasil na Copa, corrida e mais de 240 eventos

Motociclista morre em acidente na BR-381, em Nova Era

Trump anuncia morte de líder do Tren de Aragua em operação na Venezuela

Neto de vovô Anésio rebate críticas após morte do influenciador: ‘Tentaram nos destruir’

Nunes Marques rejeita pedido para barrar filme sobre Bolsonaro durante eleições

A pátria de chuteiras virou negócio de chuteiras

Previsão do tempo para Belo Horizonte neste fim de semana (13 e 14 de junho)

Copa do Mundo: Brasil estreia hoje contra Marrocos em primeiro teste de Ancelotti

Sessão gratuita de “Medusa” marca reta final da mostra ‘Mulheres Mágicas’ em BH