América pleiteia título brasileiro de 1948

Por

Siga no

Divulgação/América

Compartilhar matéria

Se todo mundo pode e é de direito, o América também quer. É com essa máxima que o Coelho estuda pleitear na CBF, o título de campeão brasileiro de 1948. A competição, que começou oficialmente com o nome de Campeonato Brasileiro em 1971, ganhou nos últimos anos, vários campeões, anteriores a própria existência da competição. É isso mesmo! vários títulos de outros torneios realizados pelo país antes de 1971, foram reconhecidos pela entidade máxima do nosso futebol como título de campeão brasileiro. 

O último a ter a conquista reconhecida foi o Atlético, que na última sexta-feira, teve o título de um torneio disputado em 1937, reconhecido, se tornando oficialmente tri-campeão do brasileirão, 34 anos antes da existência do próprio campeonato. Pra se ter uma ideia, a competição em questão, denominada Torneio dos Campeões, tinha além do Atlético, outros 5 clubes: Fluminense/RJ (Campeão Carioca de 1936); Portuguesa/SP (Campeã Paulista de 1936); Rio Branco/ES (campeão capixaba de 1936); Aliança/RJ (campeão fluminense de 1936) e Liga da Marinha/RJ (convidadoa da FBF- Federação Brasileira de Futebol).  

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E é nessa onda de “esculhambação total” da história do Campeonato Brasileiro, que o América, com toda razão, quer reivindicar o seu título do brasileirão. A competição que pode dar o título de campeão brasileiro ao coelho, foi disputada em 1948. Naquela época, o América disputou o Torneio Quadrangular de Belo Horizonte, que reuniu também o Vasco da Gama (campeão carioca e que ao final daquele ano sagrou-se campeão sul-americano), o São Paulo (campeão paulista) e o Atlético-MG (campeão estadual de 1947). Para se sagrar campeão invicto da competição, o América venceu o Vasco por 4×2 e empatou com São Paulo 0x0 e com Atlético, 1×1. 

A informação de que o coelho estuda a hipótese de pleitear o reconhecimento deste torneio como campeonato brasileiro, não é viagem deste colunista não. Foi confirmada pelo próprio presidente do América, Alencar da Silveira Jr, com quem conversei nesta quinta-feira. Segundo ele, o clube, já está levantando com o jurídico uma maneira de reivindicar o reconhecimento do torneio de 1948, como campeonato brasileiro. Segundo o gestor americano, o clube já faz um estudo para saber se o pedido é viável. 

Em um ano complicado, em que o clube corre um grande risco de ser rebaixado para a Série B, o título de campeão brasileiro de 1948 seria um grande presente para essa torcida que tem sofrido tanto com o América em 2023. E para aqueles que com certeza vão sentar no próprio rabo para criticar a requisição do América fica a dica: Se todo mundo pode e é de direito, o coelho também quer. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dá-lhe Coelho!

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Atacante uruguaio pode ser contratado pelo América; Saiba quem

América recebe sondagens pelo atacante Renato Marques, que está fora dos planos

Enderson Moreira retorna ao América com contrato até 2026

América demite William Batista após nova derrota na Série B

América vai homenagear Sebastião Salgado com patch na camisa em jogo da Série B

América consegue efeito suspensivo para o meio-campo Miguelito

Últimas notícias

‘Precisamos de atletas que acrescentem em campo e sejam ativos do clube’, diz Jardim

Digitalização da indústria ganha fôlego com liberação do FAT, analisa Fiemg

IA pode diminuir tempo de análise de licenciamento ambiental em MG

Lula pressiona Procons para fiscalizar preço de combustíveis

Após 29 dias, greve dos professores de BH chega ao fim

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Parque Municipal terá ‘centro de serviços’ com emissão de documentos e consultoria jurídica

Melhoramentos investe R$ 40 milhões em fábrica de embalagens sustentáveis em Minas

Trânsito na Pampulha terá alterações para show de Thiaguinho