Fapemig comemora 40 anos com série de eventos em cidades polo da inovação em Minas

Siga no

Vacinas produzidas na UFMG estão entre os projetos que recebem investimentos da Fapemig. (Créditos: UFMG)

Compartilhar matéria

Para comemorar os avanços científicos das pesquisas mineiras ao longo de 40 anos, e colocar em pauta os desafios futuros da área, a Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realiza até o fim do ano, uma série de eventos em cidades estratégicas para a inovação no estado.

Uberlândia, Viçosa, Montes Claros e Belo Horizonte recebem os encontros com pesquisadores, empresários, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e da sociedade civil para apresentar os impactos concretos das ações da fundação no desenvolvimento do estado. Uberaba e Caldas vão ser as próximas cidades a receber.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da Fapemig, Carlos Arruda, destaca que a fundação tem investido em agricultura, mineração, indústria e saúde, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Cases de sucesso incluem a criação de um Centro Nacional de Vacinas e o crescimento da produção de cacau no estado. Ele aponta que, para os próximos anos, a Fapemig pretende avançar em inteligência artificial, mudanças climáticas e minerais estratégicos, áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento contínuo da ciência e tecnologia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Queremos comemorar junto com todos que se dedicam às pesquisas em cada região. Isso serve também para uma reflexão sobre os próximos 40 anos, considerando as grandes transformações tecnológicas e a participação de Minas nelas”, comentou.

Pesquisas regionais

Em cada região, a Fapemig vai selecionador “projetos inspiradores” que caracterizam os estudos e pesquisas locais, e que levam à reflexão sobre futuros projetos.

Entre os projetos selecionados, citados por Carlos Arruda, estão as pesquisas de amparo ao desenvolvimento de vacinas na UFMG, em BH ; estudos ligados ao café, como fermentação e agregação de valor, realizadas em Uberlândia; debates sobre pragas e doenças, tanto animais quanto vegetais, feitos em Viçosa e pesquisas de desenvolvimento da cachaça promovidas em Lavras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Áreas estratégicas

Carlos Arruda destacou que os avanços de pautas estratégicas para o futuro da Fapemig envolvem investimentos em IA e tecnologias digitais, mudanças climáticas e impacto ambiental, além de minerais estratégicos

“Essas áreas já recebem muitos recursos e são consideradas foco da Fapemig”, afirma.

O dirigente diz que Minas tem grandes polos de desenvolvimento de recursos humanos, com departamentos de ciência da computação nas universidades, que são referência no Brasil e no mundo, além de ter como prioridade investimentos em transformação ambiental, descarbonização e redução dos impactos das mudanças climáticas na sociedade e economia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As terras raras de nióbio e lítio, segundo Arruda, também são objeto de pesquisa e de recursos para a exploração mineral no estado.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Uncategorized

Cidade mineira terá eleição neste domingo; saiba o porquê

Zema confirma novo pagamento de dívida com a União e critica governos anteriores

Após 2 meses seguidos de queda, indústria brasileira tem alta de 0,1%

Minas tem mais de 17 mil vagas de emprego pelo Sine

Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro nos EUA a tentativa de golpe

Atenção redobrada! Shows e corrida de rua alteram trânsito da Pampulha neste fim de semana

Últimas notícias

Cruzeiro confirma fratura na perna direita de Fagner; jogador não passará por cirurgia

Presidente do Talleres declara fim das negociações com Atlético por Portilla

Museus da Pampulha celebram Burle Marx com programação gratuita

‘Ataque sem precedentes’: afirma The Economist sobre ação de Trump contra Moraes

Cruzeiro e mais três; veja equipes do Brasileirão que ainda não contrataram nesta janela

Sua empresa está morrendo em reuniões inúteis?

A história curiosa por trás da palavra ‘ressaca’

Renda fixa x renda variável: entenda de uma vez por todas

Do trabalho em grupo ao mercado de trabalho: o que não aprendemos