Belo Horizonte será palco do quarto encontro nacional dos municípios mineradores nos dias 20 e 21 de agosto. Este evento, promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), tem como objetivo reunir gestores públicos, especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil para debater como fortalecer o protagonismo das cidades na gestão da mineração. A discussão abrange não apenas o licenciamento, mas também as fases pré, durante e pós-mineração.
O evento é considerado um dos mais importantes já realizados pela AMIG, refletindo o cenário atual do Brasil e as discussões cruciais sobre o modelo de mineração no país, incluindo temas como terras raras e a transição energética global. O presidente da AMIG, Marco Antônio Lage, participou do Deadline da 98 News e abordou os objetivos centrais deste encontro nacional dos municípios mineradores.
“Ao longo da trajetória da AMIG, talvez seja um dos encontros mais importantes, exatamente pelo momento que o Brasil vive. A grande discussão que a AMIG tem levado para o país inteiro sobre o modelo de mineração brasileiro, sobretudo agora com as discussões de terras raras, discussão de transição energética, interna global, onde os minerais raros estão aqui, a segunda maior reserva do mundo depois da China”, afirmou Marco Antônio Lage.