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A Simplilearn destaca que aprender no local de trabalho não é só uma vantagem competitiva, é um requisito para a sobrevivência profissional (Foto: Freepik.com).

A Simplilearn destaca que aprender no local de trabalho não é só uma vantagem competitiva, é um requisito para a sobrevivência profissional (Foto: Freepik.com).

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No ambiente acelerado de 2025, aprender deixou de ser uma atividade isolada, se tornou parte do próprio ciclo de trabalho. A Simplilearn destaca que o aprendizado no local de trabalho não é só uma vantagem competitiva, é um requisito para a sobrevivência profissional. A cada ano o ritmo da inovação se acelera.

Neste ano de 2025, estima-se que até 50% das habilidades exigidas no mercado vão mudar até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial. Isso impõe um desafio. Como manter equipes atualizadas sem drenar tempo e ânimo?

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A resposta vem em forma de microlearning, aprendizagem incorporada nas tarefas diárias com módulos curtos, 5 a 10 minutos, quizzes interativos, feedback instantâneo, plataformas inteligentes alimentadas por inteligência artificial identificam lacunas e sugerem conteúdos personalizados no momento exato, naquele fluxo de trabalho, a gameficação e os chips de conhecimento com reforços semanais via notificação reforçam aprendizado contínuo.

Estudos mostram que esse modelo reduz em até 30% o tempo necessário para dominar novas habilidades e aumenta o engajamento em 40%. Essa abordagem não apenas acelera a capacitação, como também melhora a retenção dos colaboradores. Os profissionais se sentem valorizados quando aprendem autonomamente e percebem o progresso.

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Organizações inteligentes estão respondendo com trilhas de curadoria, mentoria orientada por dados, incentivos por aplicação real. No cerne dessa revolução, está a ideia de que aprender não é um evento, é um hábito integrado. Em vez de treinar para o futuro, treinamos no futuro. E quem aprende melhor e mais rápido lidera.

Aprendizagem no trabalho deixa de ser uma escolha para virar uma estratégia com o retorno e inovação, satisfação e adaptabilidade.

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Marc Tawil

Estrategista de comunicação, mentor e palestrante. Foi eleito Especialista Nº 1 em Comunicação no LinkedIn Brasil em 2024 e 2025 pela Favikon e é Top Voice, Creator e Instrutor Oficial do LinkedIn Learning, com mais de 160 mil alunos. Colunista da Exame e da 98News, é membro do Reputation Council da Ipsos e quatro vezes TEDxSpeaker. Atuou por 17 anos em veículos como Globo, Estadão, Band e Jovem Pan, e fundou a agência Tawil Comunicação, certificada como BCorp e eleita pelo GPTW.

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