PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CCJ: Otto Alencar diz que PL da Dosimetria pode ficar para 2026

Siga no

A proposta redefine critérios de aplicação de penas para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado que teve como desfecho os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil).

Compartilhar matéria

Após a aprovação na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei 2162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, deve entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (17/12), segundo informou o presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA). A proposta redefine critérios de aplicação de penas para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado que teve como desfecho os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A relatoria ficará a cargo do senador Esperidião Amin (PP-SC). Caso receba aval da comissão, o texto poderá seguir diretamente para votação no Plenário no mesmo dia.

‘A discussão da matéria poderá ser deliberada, votada e aprovada ou não, até porque, sempre que se lê o relatório, há naturalmente pedido de vistas. E esse pedido pode ser individual ou coletivo’, destacou Otto em entrevista coletiva. Ele alertou que, caso haja pedido de vista mais longo, a votação pode ficar para depois do recesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Alencar, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), encaminhou oficialmente a matéria à CCJ ainda na manhã desta quarta-feira. O senador destacou que o Senado não deve agir apenas como instância de confirmação automática das decisões da Câmara. Para ele, a Casa precisa exercer seu papel de análise crítica, sem se limitar a referendar de forma ‘passiva’ o que já foi aprovado pelos deputados.

‘O presidente Davi Alcolumbre queria votar ontem no plenário, e eu não aceitei. Essa matéria precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça porque é polêmica’, frizou o parlamentar.

Alencar afirmou ainda que, embora tenha posição contrária à mudança no texto, respeitará a decisão da maioria: ‘Eu achava que não deveria modificar absolutamente nada, mas me rendo sempre àquilo que a maioria decide’, complementou o senador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PL da Dosimetria

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de quarta-feira (10/12), por 291 votos contra 148, o Projeto de Lei (PL) 2.162 de 2023, apelidado de “PL da Dosimetria”, do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), sob a relatoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

A votação ocorreu após a Polícia Legislativa retirar, à força, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da Mesa Diretora, que ele havia ocupado.

Jornalistas foram proibidos de cobrir a ação policial e vários profissionais de imprensa foram agredidos pelos policiais.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Alcolumbre envia PL da Dosimetria para CCJ; relator é Esperidião Amin

Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz

CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e prevê jornada de 36h semanais

CCJ do Senado aprova PL Antifacção e texto segue para o plenário

Minas formaliza adesão ao Propag; ALMG aprova uso da MGI e avança com venda da Copasa

Justiça suspende benefícios de Bolsonaro durante prisão; gastos chegam a R$80 mil por mês

Últimas notícias

Gilmar Mendes suspende parte de decisão sobre impeachment de ministros

Cruzeiro x Corinthians: fique atento às mudanças no trânsito no entorno do Mineirão

Com dois de Arrascaeta, Flamengo vence Cruz Azul e avança na Copa Intercontinental

Sophie Kinsella, autora de ‘Os Delírios de Consumo de Becky Bloom’, morre aos 55 anos

Resenha de Craques 98: quer fazer parte do time? Saiba como ser convocado

Minasmáquinas faz premiação com presidentes das duas principais divisões da Mercedes no Brasil

Governo de Minas alerta para impactos de ciclone extratropical; confira recomendações

Réveillon 2026 em BH: Guia definitivo com 15 festas confirmadas para a virada

5 Seconds Of Summer confirma show em Belo Horizonte em setembro de 2026