Olha o gol, olha o gol. Gol! Fala a verdade, fala a verdade. Quem já não gritou o gol até perder o fôlego? Mas tem que ser um golaço. Tem que ser um gol de placa. Você já ouviu essa expressão? Gol de placa? Pois é, mas de onde vem isso? Que placa é essa? Esse gol existiu? Quem marcou? Pois é, o gol de placa existiu e foi marcado no templo máximo do futebol, o glorioso Maracanã, por ninguém menos que Sua Majestade, o Rei Pelé. Você acredita?
Jogavam Santos e Fluminense, e o Santos vencia por 1 a 0. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Pelé marca seu segundo gol, e foi uma pintura de tão rara beleza que um dos comentaristas que acompanhavam o jogo decidiu honrar o feito com uma placa comemorativa para deixar registrado às gerações futuras um momento absolutamente mágico.
Pagando do próprio bolso, ele mandou gravar uma placa de bronze com os seguintes dizeres: “Neste campo, em 5 de março de 1961, Pelé marcou o tento mais bonito da história do Maracanã.” A placa é assinada pelo jornal O Esporte e o comentarista era Joel Mirbetin, que depois virou editor de economia. Essa placa ainda hoje se encontra na entrada dos vestiários, mesmo depois da reforma do estádio.
Agora, o mais interessante é que esse gol, mesmo tendo sido marcado no Maracanã, não foi filmado. Não há registro em vídeo dessa maravilha. Mas nem tudo está perdido, porque existe o registro em áudio do gol narrado por Pedro Luiz, que era o Galvão Bueno da época. Pelé saiu lá da intermediária defensiva, driblou sete jogadores do Fluminense e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade. É muito emocionante.
Quer ouvir a narração do gol de placa? Então me segue e me manda um direct lá no Instagram, que eu te passo o link.
