MG assina acordo que garante mais segurança em áreas de mineração desativadas

Por

Siga no

Compartilhar matéria

Minas Gerais saiu na frente mais uma vez e se tornou o primeiro estado do país a firmar um acordo específico com a Agência Nacional de Mineração para lidar com minas que estão sendo fechadas, paralisadas ou abandonadas. A parceria foi assinada com a Fundação Estadual do Meio Ambiente — a Feam — e prevê ações conjuntas para evitar novos passivos ambientais, garantir segurança e dar um destino adequado a áreas mineradas.

Em entrevista ao programa Deadline, da 98 News, o diretor de Gestão de Barragens e Recuperação de Área de Mineração e Indústria, da Feam, Roberto Junio Gomens, falou sobre o que está por trás desse acordo e quais os impactos esperados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A gente tem observado uma série de territórios com uma dependência muito forte desses empreendimentos minerários e uma quantidade significativa de passivos ambientais que precisam ser tratados, para que essas áreas que sofrem com as atividades desses empreendimentos, sejam devidamente reintroduzidas ao contexto local, permaneçam ali, e deem uma continuidade para a vida daquele território, com qualidade ambiental, com novas interfaces econômicas. Então, esse é o objetivo principal que nós temos, dentro da complexidade que é a mineração”, disse Roberto.

Ainda de acordo com a Feam, Minas tem se posicionado de maneira adequada frente ao Plano Nacional de Barragens e à política estadual de segurança de barragens. O diretor garante que o estado tem conseguido cumprir metas e determinações da legislação.

“Eu posso sinalizar com bastante tranquilidade que a gente, desde o advento da lei 23.291 de 2019 que é estadual e que – então a gente tem a nossa política estadual se segurança de barragens – o estado se aparelhou para cumprir as obrigações. Hoje, a gente tem sistemas com mais transparência, nós temos fiscalizações mais próximas. Então, eu posso dizer que sim, que a gente está muito bem posicionado na gestão de barragens. Inclusive, referenciado pelo relatório de segurança de barragens da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Basico – que consolida toda essa gestão, dando aí, também, uma percepção que até na atuação dos demais orgãos fiscalizadores, a Feam tem sim, uma atuação de ponta”, garante Roberto Junio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Cancelamento da Stock Car em Belo Horizonte gera perda econômica para Minas

Mineradoras x Big Techs: quem lucra mais no cenário global?

Inclusão no Trabalho: O que mudou em 10 anos da LBI?

Donald Trump envia tarifas como quem envia cartões: e o mercado global entra no radar

Sem crescimento: o custo de um Brasil fechado ao mundo

Oportunidade perdida: 85% de pessoas com autismo estão fora do mercado de trabalho

Últimas notícias

‘Fico triste’: Álvaro Damião lamenta cancelamento de etapa da Stock Car em Belo Horizonte

João Pedro brilha com dois gols e Chelsea elimina o Fluminense do Mundial de Clubes

MP Eleitoral pede suspensão de direitos políticos de Nikolas Ferreira e Bruno Engler

Cruzeiro inicia conversas para contratar atacante espanhol 

Damião confirma reposição das aulas perdidas na greve dos professores de BH

Concorra a ingressos: show do Angra em BH no dia 11 de julho

Cerveja de graça! Bar de BH prepara distribuição de chope no Dia Mundial do Rock

Empresa alemã perde cápsula que transportava cinzas de 166 pessoas no espaço

CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça