PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pandemia redefine liderança e relações de trabalho, avalia palestrante do Leader Shift 2025

Siga no

os líderes de hoje precisam atuar como facilitadores, capazes de criar conexões genuínas e oferecer direcionamento sem perder de vista as demandas emocionais dos colaboradores (Freepik/Reprodução)

Compartilhar matéria

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças profundas nas relações de trabalho e impôs novos desafios para líderes em todos os setores. Para a comunicadora e palestrante Luitha Miraglia, uma das atrações do Leader Shift 2025, a adaptação a essa nova realidade exige mais do que estratégias corporativas, requer compreensão das necessidades individuais e sensibilidade para lidar com equipes em diferentes formatos de atuação. “Um líder hoje precisa lidar com barreiras e ruídos do home office, do modelo híbrido e do presencial. Além disso, as pessoas passaram a valorizar mais a qualidade de vida e a redefinir prioridades, o que gera novas demandas para a gestão”, avalia.

Segundo Luitha, essa mudança de cenário tornou ainda mais importante a habilidade de comunicação clara e coerente por parte das lideranças. Ela alerta que a falta de alinhamento entre os valores organizacionais e a postura dos gestores pode gerar ruídos e comprometer o engajamento das equipes. “A comunicação precisa estar em sintonia com os princípios da empresa, caso contrário, os resultados e os relacionamentos ficam ameaçados”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A comunicadora observa que a pandemia acelerou tendências que já estavam em curso, como a flexibilização das jornadas e a valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para ela, os líderes de hoje precisam atuar como facilitadores, capazes de criar conexões genuínas e oferecer direcionamento sem perder de vista as demandas emocionais dos colaboradores. “Liderar é gerir pessoas, acolher, direcionar e extrair o melhor de cada um”, destaca.

Com experiência de cinco anos à frente do Shark Tank Brasil, Luitha afirma que a convivência com grandes empresários e empreendedores mostrou como a capacidade de adaptação e a empatia são fundamentais para a liderança contemporânea. “Observar como essas pessoas tomam decisões, especialmente em momentos de crise, é extremamente enriquecedor”, afirma, reforçando que líderes precisam estar preparados para cenários de instabilidade.

Essas reflexões farão parte do painel “Aprendendo com os erros da liderança”, que Luitha Miraglia irá mediar nos dias 2 e 3 de setembro, durante o Leader Shift 2025, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Solides, reunirá mais de 1.500 líderes na Sala Minas Gerais para dois dias de imersão, troca de experiências e aprendizados práticos. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial e na Sympla.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Concurso da Caixa: Inscrições terminam nesta segunda; salário chega a R$ 16 mil

Preço das carnes de churrasco varia mais de 100% em BH neste final de ano

Feriado da Imaculada Conceição deve ser de tempo fechado em BH; veja a previsão da semana

Regionais de BH têm chuva forte neste domingo

Ônibus de graça em BH: veja como embarcar com ou sem o cartão BHBus

Álvaro Damião anuncia gratuidade nos ônibus de BH aos domingos e feriados

Últimas notícias

Atlético anuncia saída de Victor do cargo de diretor de futebol

União Brasil expulsa Celso Sabino por não deixar o cargo no governo Lula

Suspeito de roubo de obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade é preso em São Paulo

Alerj forma maioria para revogar a prisão de Rodrigo Bacellar

CBF define Anderson Daronco como árbitro de Cruzeiro x Corinthians, pela Copa do Brasil

Dream Theater confirma show em Belo Horizonte em maio de 2026

Cruzeiro empilha prêmios na Bola de Prata do Brasileirão

De olho na Copa: Neymar revela que vai passar por cirurgia no joelho após ‘salvar’ o Santos

Mercedes ‘voa’ após motorista desmaiar ao volante; imagens impressionam