O presidente dos Estados Unidos disse que pretende pagar dividendos de 2.000 dólares para todos os americanos, exceto os de alta renda. Donald Trump explicou que esse movimento é possível graças às tarifas. Em uma publicação na Truth Social, o republicano afirmou que o país vive quase sem inflação e com um recorde histórico nos mercados acionários.
Desde a semana passada, ele intensificou a defesa das medidas comerciais, já que a Suprema Corte americana avalia argumentos a fim de anular essas iniciativas.
Ainda no cenário internacional, na sexta-feira, a China anunciou a suspensão do embargo às aves e derivados fabricados no Brasil. A interrupção desses negócios vigorava desde maio, por conta de um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul.
Na última sessão do Ibovespa, os papéis ordinários da MBRF, produtora de carne bovina e frango, avançaram quase 6% depois dessa notícia e foram os ativos que mais subiram na composição do índice, considerando a variação percentual.
O Ibovespa mais uma vez terminou no verde, imparável, com elevação de 0,47%, aos 154.063 pontos. O futuro da moeda americana caiu 0,45%, para a região de R$ 5,35.
Agenda do dia — acerte seu relógio:
8h25 da manhã, horário de Brasília: Boletim Focus.
Temporada de balanços aqui no nosso país. A segunda-feira tem destaque para os dados operacionais referentes ao terceiro trimestre de Itaúsa, Sabesp, MBRF — que a gente acabou de citar —, Natura, Braskem e a ASAS 2154, empresa do setor de varejo, dona de marcas como Arezzo, Reserva, Eric e Farm. Tem que estar no radar.
