O gerente de integração e sustentabilidade da Anglo American, Fernando Guimarães, destacou no 98 Talks desta terça-feira (26/8), a importância do empreendimento Minas-Rio, instalado em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas. O projeto, que conta com o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão, emprega cerca de 15 mil pessoas e fornece minério de ferro de altíssimo teor. “Nosso produto contribui para a siderurgia mundial e promove o aço verde, de baixas emissões de gases de efeito estufa”, explicou.
Mais do que mineração, a empresa tem apostado na diversificação econômica das comunidades vizinhas. Guimarães ressaltou o projeto da Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço, que envolve 11 municípios e busca transformar a região em um polo turístico. “É gratificante ver uma iniciativa tão complexa, fruto de diagnóstico territorial e parceria com sociedade civil, setor privado e governo, se tornando realidade”, afirmou. A rota conecta 250 km de belezas naturais, culturais e gastronômicas, incluindo a Cachoeira do Tabuleiro, maior de Minas Gerais.
O executivo também destacou o restauro da estátua do Juquinha, símbolo da Serra do Cipó, instalado desde 1987. “Ela é um marco cultural e turístico. A obra será conduzida pela própria artista plástica Virgínia Ferreira e representa para os moradores identidade e harmonia com a natureza”, disse. Outro destaque é o apoio à produção do Queijo Minas Artesanal do Serro, com assistência técnica e certificações. “Desde o início do programa Crescer, já vimos aumento de 45% na renda dos produtores e mais de 70 prêmios nacionais e internacionais conquistados”, comemorou.
A capacitação de comunidades locais também é prioridade. A Anglo já realizou treinamentos em turismo de base comunitária, hotelaria, bares, restaurantes e até taxistas, para melhorar a experiência dos visitantes. “Hoje, 120 empreendimentos estão recebendo apoio por meio do programa Cliente Oculto, que avalia e indica melhorias nos serviços locais. Turismo é carro-chefe para o futuro do Espinhaço”, enfatizou.
Por fim, Guimarães destacou os editais sociais e programas como Embaixadores do Bem, que apoiam projetos de educação, cultura, esporte e saúde nas comunidades. “Já são mais de 50 instituições beneficiadas, 5.500 pessoas impactadas e a meta de 90 projetos apoiados só neste ano, com investimentos acima de R$ 3 milhões”, afirmou. Para ele, a escuta ativa e o diálogo constante com a população são fundamentais. “O turismo e o desenvolvimento regional colaborativo mostram que é possível reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.