A minha pergunta hoje é para você, ouvinte: você se conhece profundamente? Acredite, o autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de uma pessoa. A forma como você se comporta e responde a situações externas é regida por processos mentais internos.
Conseguir identificá-los e compreendê-los é essencial para ter uma vida mais saudável e equilibrada. Ao ter consciência de seus hábitos e pensamentos, é possível avaliá-los como desejáveis ou não e trabalhar para que sejam mais ou menos frequentes — e, claro, mais poderosos. Uma pessoa com maior entendimento sobre seu interior poderá usar isso para se desenvolver e evoluir, seja na vida profissional, amorosa ou pessoal.
Conhecer suas competências, habilidades e pontos a serem desenvolvidos é fator essencial para nortear suas decisões e ações — seja por meio de testes avaliativos, de um processo eficiente de coaching ou até mesmo de terapia. O autoconhecimento lhe proporciona novos caminhos. Ou seja, quando você se conhece mais, sabe com muito mais clareza o que quer e o que não quer.
Afinal, superação tem a ver com ultrapassar limites. E a pergunta final é: você sabe quais são os seus?