Quem nunca teve um imprevisto financeiro, hein? Problema no carro, aquele exame de saúde inesperado ou até um eletrodoméstico que resolve quebrar justamente na hora que você mais precisa dele. Hoje, meus caros, vamos falar sobre como lidar com essas situações sem perder o controle do seu orçamento. Tenha sempre um plano de emergência.
O melhor caminho é se antecipar. A reserva de emergência é o seu escudo financeiro contra esses e muitos outros imprevistos. O ideal é guardar de três a seis meses do seu custo de vida. Assim, você mantém o seu padrão da forma como estava vivendo anteriormente. Mas, se você ainda não tem esse fundo, comece agora, tá? Pouco a pouco, você constrói com segurança.
Se o susto já chegou, o mais importante é não recorrer a soluções caras, como cheque especial ou crédito rotativo. Negocie, avalie alternativas mais baratas de empréstimo e reorganize o orçamento por alguns meses, cortando gastos não essenciais para resolver o problema com o menor impacto possível. Buscar alternativas junto a fornecedores e prestadores de serviços também tende a ser mais acessível e econômico do que contratar um empréstimo diretamente com o banco.
Vale tentar todas as alternativas possíveis.