Siga no

É importante destacarmos que o processo concorrencial é o que nos leva para a frente (IMAGEM ILUSTRATIVA/Agência Gov)

É importante destacarmos que o processo concorrencial é o que nos leva para a frente (IMAGEM ILUSTRATIVA/Agência Gov)

Compartilhar matéria

Vamos falar sobre um tema razoavelmente difícil. Difícil de digerir, talvez, não de falar. É importante colocarmos que, para o processo econômico de desenvolvimento real, consistente, com baixa volatilidade e de qualidade, temos que pensar de fato em como a concorrência nos ajuda nisso.

Concorrência significa que o melhor ganha, significa que quem faz melhor produz com custo total médio mais baixo. Isso leva a efeitos deflacionários com maior qualidade. Aquele que, obviamente, faz melhor deveria ser remunerado via lucros pela sociedade por esse serviço bem prestado. Não devemos necessariamente apoiar a baixa qualidade a preços altos, o que é algo que estamos correndo o risco de fazer por algumas razões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É importante destacarmos que o processo concorrencial é o que nos leva para a frente. Foi assim desde os idos da Segunda Revolução Industrial, e isso continua de maneira intensa hoje, com os novos processos tecnológicos, os avanços na saúde, os avanços no sistema financeiro, os avanços no setor imobiliário, os avanços no setor de seguros e por aí vai. Quem faz melhor leva: preços mais baixos com maior qualidade. É nisso que deveríamos focar.

Esse é o benefício do bem-estar geral gerado pelos processos concorrenciais. Devemos focar mais na qualidade do ambiente de negócios que promova essa questão, e não em subsídios, protecionismo ou proteções específicas para questões pontuais via bancos específicos ou, no caso do crédito direcionado, como bastante usamos aqui, via a instrumentalização de políticas parafiscais através do BNDES e de bancos públicos de outras formas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A concorrência é o que, de fato, consegue levar benefícios como efeito-renda e efeito-substituição positiva para a sociedade como um todo. O bem-estar econômico está aí, ao administrar recursos escassos da melhor maneira possível, considerando de fato a produtividade, através do menor custo de oportunidade de cada escolha conflitante, o que chamamos de trade-off.

A sociedade precisa ter a capacidade de discutir isso de maneira clara, direta e verdadeira, sem floreios ideológicos, sem nada que atrapalhe a real decisão do processo econômico para melhor.

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Andrade

Mestre em Economia pela UFMG (ênfase em microeconometria e finanças), com extensão pela London School of Economics. É docente em Economia e Finanças em faculdades renomadas, além de ter atuado ativamente como gestor e estrategista de portfólios desde 2013. Atualmente, além da docência em magistério superior, também atua como gestor de risco da Virtus Nexus Asset Management.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Governo Lula pode alterar slogan após reunião ministerial nesta terça-feira

Ibovespa fecha em alta com expectativa de corte de juros nos EUA

Menos dias, mais resultados: como a jornada reduzida impacta empresas e pessoas

FGV aponta impacto do Bolsa Família na formalização de jovens

Tokenização imobiliária: o futuro dos investimentos em imóveis

LinkedIn, autoridade e conexões: o manual do executivo estratégico

Últimas notícias

Ancelotti elogia características de Kaio Jorge e afirma: ‘merece estar com a Seleção’

Infelicidade x Confiança: Dirigentes de Atlético e Cruzeiro reagem à arbitragem do clássico da Copa do Brasil

VÍDEO: Carro é destruído pelo fogo em uma das principais avenidas de BH

‘Mesmo carisma’: Valdemar Costa Neto compara Bolsonaro a Che Guevara

Damião: BH pode trocar agentes da Guarda por pessoas da ‘própria comunidade’ em postos de saúde

Com dois nomes do Cruzeiro, Ancelotti divulga lista de convocados da Seleção Brasileira

Morre Rogério Meanda, guitarrista da banda Blitz

Atlético x Cruzeiro: CBF divulga árbitro da partida de ida da Copa do Brasil

Atlético contratou Ruan Tressoldi lesionado? Saiba situação atual do zagueiro