Vamos juntos para mais uma segunda-feira. A última lembrança da semana passada foi de euforia: o Ibovespa fechou a sessão em alta de 2,57%. Tudo isso porque investidores globais interpretaram as declarações do presidente do Banco Central Americano, Jeremy Powell, como sinalização de corte de juros.
Durante o simpósio de Jackson Hole, o chairman do Fed disse: “A mudança no equilíbrio de riscos pode justificar ajustes em nossa postura”. Literalmente, uma frase de milhões.
É importante ponderar que a reação dos mercados na sexta-feira é uma movimentação de curto prazo. De hoje até 17 de setembro, data em que ocorre a decisão de cortar ou não os juros nos Estados Unidos, muitos dados econômicos ainda serão divulgados. Portanto, a atual percepção também pode mudar.
No cenário corporativo, os investidores brasileiros começam a semana de olho em Petrobras e Grupo Pão de Açúcar. A estatal brasileira deu início, neste domingo, à última etapa dos testes para explorar a região da Bacia da Foz do Amazonas. Já a rede de supermercados tem sócios com participação cada vez maior dentro da empresa — e eles são bem conhecidos em Minas Gerais: a família Coelho Diniz. Agora, eles detêm 24,6% do grupo e já convocaram uma assembleia para fazer mudanças no conselho da companhia.
Agenda do dia, acerte o seu relógio: 8h30 da manhã, horário de Brasília, tem Boletim Focus; e às 11 horas, nos Estados Unidos, saem os dados de vendas de casas novas referentes ao mês de julho. Tem que estar no radar.