Siga no

mulher posando para foto
Enquanto o fast fashion grita tendência, a Alta Costura sussurra símbolos que ecoam por décadas, ou até por séculos. Ela comunica profundidade, não volume (Foto: Reprodução/Freepik).

Enquanto o fast fashion grita tendência, a Alta Costura sussurra símbolos que ecoam por décadas, ou até por séculos. Ela comunica profundidade, não volume (Foto: Reprodução/Freepik).

Compartilhar matéria

Esta semana está acontecendo em Paris a Semana de Alta Costura, o maior e mais importante evento do calendário da moda no mundo. E hoje eu queria te falar por que este é um acontecimento que vai muito além da moda.

Além de a Alta Costura gerar mais de 30 bilhões em vendas anuais, e de o mercado global do setor ser estimado em 13 bilhões, com previsão de alcançar 19 bilhões até 2033, a Semana de Alta Costura em Paris é um evento de inteligência criativa, branding elevado e construção de valor intangível. Talvez você realmente não vá usar um vestido que apareça ali, mas, se tem um negócio, uma marca ou uma imagem a zelar, deveria prestar atenção no que ela ensina sobre presença, percepção e poder.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui, alguns pontos. O posicionamento começa muito antes da coleção. A Alta Costura se prepara por um ano inteiro para um único momento. O desfile é apenas o clímax. O impacto vem de toda a construção de marca anterior. Lição para você: está cultivando presença ou improvisando visibilidade? Moda é linguagem, e Alta Costura é oratória avançada.

Enquanto o fast fashion grita tendência, a Alta Costura sussurra símbolos que ecoam por décadas, ou até por séculos. Ela comunica profundidade, não volume. Lição para sua imagem: você está construindo memória de marca ou apenas criando conteúdo? Próximo ponto: o luxo silencioso da elegância estratégica. Nada na Alta Costura é óbvio. Tudo é refinado, simbólico, estudado. Ela não tenta convencer, ela convida, magnetiza e impacta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lição para a sua presença: você está vendendo com esforço ou sendo percebido como inevitável? Alta Costura é isso, branding emocional, visual e estratégico. É o que toda marca deveria aspirar ser: memorável antes mesmo de ser compreendida.

Compartilhar matéria

Siga no

Ana Letícia Mattos

Consultora de estilo, comunicadora e influenciadora desde 2010. Está à frente do ecossistema "O Poder do Estilo", com cursos e mentorias nas áreas de imagem, comunicação e estratégia. Com formação internacional em instituições como Istituto Marangoni (Paris) e FIT (Nova York), também é mestre em Direito Público e atua na Defensoria Pública da União. Bailarina clássica formada, é palestrante e autora de livros jurídicos, e já venceu um câncer!

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

O que o nariz de um rei tem a ver com o gol de futebol

LinkedIn, Insta, TikTok: cada rede fala diferente

Como usar a restituição do IR de forma inteligente

EAD funciona? A resposta é mais complexa do que parece

Erros de imagem que podem custar suas vendas

Inclusão feminina é agora lei nos conselhos públicos

Últimas notícias

Especulado no Atlético, Jorge Sampaoli tem conversas com clube da Turquia

‘Traidor da pátria’, diz Pacheco sobre brasileiro que trabalha contra o país no exterior

‘O Brasil não quer ser tratado como moleque’, diz Lula sobre tarifaço dos EUA

Oito pessoas continuam foragidas após megaoperação da Polícia Federal

Lula diz que ‘não tem pressa’ para aplicar reciprocidade contra os EUA

CRLV 2025 passa a ser exigido a partir de 1º de setembro em Minas

Champions League: time do Cazaquistão encara Real Madrid e jogadores vibram com sorteio

Marília Campos faz aceno a Pacheco em evento em Contagem: “representa Minas Gerais no Senado”

Cuca fora do Atlético: qual é o nome ideal para assumir o cargo?