Siga no

mulher posando para foto
Enquanto o fast fashion grita tendência, a Alta Costura sussurra símbolos que ecoam por décadas, ou até por séculos. Ela comunica profundidade, não volume (Foto: Reprodução/Freepik).

Enquanto o fast fashion grita tendência, a Alta Costura sussurra símbolos que ecoam por décadas, ou até por séculos. Ela comunica profundidade, não volume (Foto: Reprodução/Freepik).

Compartilhar matéria

Esta semana está acontecendo em Paris a Semana de Alta Costura, o maior e mais importante evento do calendário da moda no mundo. E hoje eu queria te falar por que este é um acontecimento que vai muito além da moda.

Além de a Alta Costura gerar mais de 30 bilhões em vendas anuais, e de o mercado global do setor ser estimado em 13 bilhões, com previsão de alcançar 19 bilhões até 2033, a Semana de Alta Costura em Paris é um evento de inteligência criativa, branding elevado e construção de valor intangível. Talvez você realmente não vá usar um vestido que apareça ali, mas, se tem um negócio, uma marca ou uma imagem a zelar, deveria prestar atenção no que ela ensina sobre presença, percepção e poder.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui, alguns pontos. O posicionamento começa muito antes da coleção. A Alta Costura se prepara por um ano inteiro para um único momento. O desfile é apenas o clímax. O impacto vem de toda a construção de marca anterior. Lição para você: está cultivando presença ou improvisando visibilidade? Moda é linguagem, e Alta Costura é oratória avançada.

Enquanto o fast fashion grita tendência, a Alta Costura sussurra símbolos que ecoam por décadas, ou até por séculos. Ela comunica profundidade, não volume. Lição para sua imagem: você está construindo memória de marca ou apenas criando conteúdo? Próximo ponto: o luxo silencioso da elegância estratégica. Nada na Alta Costura é óbvio. Tudo é refinado, simbólico, estudado. Ela não tenta convencer, ela convida, magnetiza e impacta.

Lição para a sua presença: você está vendendo com esforço ou sendo percebido como inevitável? Alta Costura é isso, branding emocional, visual e estratégico. É o que toda marca deveria aspirar ser: memorável antes mesmo de ser compreendida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Ana Letícia Mattos

Consultora de estilo, comunicadora e influenciadora desde 2010. Está à frente do ecossistema "O Poder do Estilo", com cursos e mentorias nas áreas de imagem, comunicação e estratégia. Com formação internacional em instituições como Istituto Marangoni (Paris) e FIT (Nova York), também é mestre em Direito Público e atua na Defensoria Pública da União. Bailarina clássica formada, é palestrante e autora de livros jurídicos, e já venceu um câncer!

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Na reforma do IR, Lira aperta, mas equilibra

O que faz o crédito no Brasil ser tão caro?

Comportamento, consistência e estratégia: como avaliar fundos além dos dados?

O que esperar da COP-30 em Belém

Tarifa imposta por Trump pesa mais sobre mercado mineiro, afirma especialista

Extrajudicialização das Relações Familiares: Um Caminho para o Diálogo e a Harmonia

Últimas notícias

Prefeitura faz aditivo de mais de R$ 600 mil para obras na Avenida Afonso Pena

Final de semana será de céu claro e baixas temperaturas em BH; veja a previsão

Vendas de seminovos em Minas batem 1 milhão no 1º semestre e expectativa é de recorde até o fim do ano

Jovens estão atrasando a faculdade porque gastam o dinheiro em bets

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

Operação da PF combate crimes de ódio contra judeus em Minas

Criança que caiu em cânion no Rio Grande do Sul é encontrada morta

Setor de carnes em Minas vê risco econômico com tarifa dos EUA: ‘É um choque para a gente’

Lula diz a Tarcísio para ‘não tentar esconder chapeuzinho do Trump’ após taxação ao Brasil