Minas Gerais marca presença de destaque na ABAV Expo 2025, o maior evento de turismo da América Latina. Com um dos maiores estandes da feira, o estado aposta em sua vocação para o turismo de negócios e apresenta novidades como o lançamento da Rota da Serra do Cipó, iniciativa que reúne 30 experiências de ecoaventura, cultura e hospitalidade.
A ABAV Expo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens chega à sua 52ª edição, reunindo agentes de viagens, companhias aéreas, hotéis, cruzeiros, seguradoras, empresas de transporte e tecnologia. A expectativa da organização é receber mais de 42 mil visitantes até sexta-feira (10/10).
Em 2024, durante a edição em Brasília, Minas movimentou R$ 20,5 milhões em negócios, confirmando seu protagonismo no setor. Agora, a estratégia é reforçar a posição do estado como segundo destino mais procurado para turismo de negócios no Brasil, com 13,22% de participação nacional, segundo levantamento da plataforma Onfly.
“Esses números reforçam a vocação mineira para o turismo de negócios. Temos infraestrutura moderna, ampla conectividade aérea, rede hoteleira de qualidade e a hospitalidade que nos diferencia no cenário nacional”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Gastronomia mineira como destaque
O espaço de Minas Gerais na feira conta ainda com a Cozinha Viva, comandada pelas chefs Fabi Rodrigues (Unaí), Vânia (Paracatu) e Mariana Gontijo, que apresentam pratos típicos e releituras afetivas, como arroz de galinha caipira com pequi e quiabo tostado, pastel de angu, canjiquinha com costelinha e ora-pro-nóbis. Quitandas e doces artesanais também compõem o cardápio.
Além disso, a Mesa Mineira, em parceria com o Instituto Mundu, promove degustações de produtos regionais, enquanto o KJ Barista garante café mineiro fresco ao longo do evento.
Lançamento da Rota Serra do Cipó
Um dos principais anúncios desta edição é a Rota da Serra do Cipó, que reúne 30 experiências de ecoaventura e cultura em municípios como Jaboticatubas e Santana do Riacho, no coração da Cordilheira do Espinhaço.
A iniciativa se divide em três eixos:
- Rota Jardim – biodiversidade e turismo contemplativo.
- Rota Fôlego – esportes de aventura e contato intenso com a natureza.
- Rota Origens – história, cultura e ancestralidade.
Entre as atividades estão canoagem no Rio Parauninha, observação de aves, trilhas interpretativas no Parque Nacional da Serra do Cipó, escaladas, cavalgadas, piqueniques, astroturismo e práticas integrativas.
“A Serra do Cipó é uma das belezas mais encantadoras de Minas Gerais, reunindo atrativos naturais e rica gastronomia. O turismo, quando bem estruturado, gera desenvolvimento econômico e social, além de preservar o patrimônio cultural e natural”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Outras rotas e experiências
O estande mineiro também apresenta novidades como a Rota do Cicloturismo de Aiuruoca, a Rota do Queijo de Itamonte e espaços interativos voltados para a promoção das 18 regiões turísticas do estado.