Mano é mais um na lista de técnicos demitidos após a estreia do Brasileirão; confira os outros nomes

Siga no

Demitido após a estreia, Mano entra para a lista de técnicos que caíram na 1ª rodada do Brasileirão (Foto: Reprodução/Fluminense)

Compartilhar matéria

O Brasileirão já fez sua primeira vítima: Mano Menezes não é mais treinador do Fluminense. O ex-comandante não resistiu à derrota para o Fortaleza, fora de casa, na estreia da competição nacional. Mano entra para uma seleta lista de treinadores que perderam o emprego após a primeira partida do Brasileirão na era dos pontos corridos.

Mano Menezes, agora ex-Fluminense, junta-se a uma lista que inclui António Oliveira, demitido do Coritiba em 2023; Alberto Valentim, demitido do Cuiabá em 2021 e que, no ano seguinte, acabou saindo do Athletico-PR; Marquinhos Santos, demitido do América em 2022; e, por fim, Péricles Chamusca, do Goiás, em 2005.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Destaque para Alberto Valentim, que foi demitido em duas oportunidades logo após a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, e para Marquinhos Santos, dispensado pelo América logo após a estreia do Coelho no Brasileirão de 2022.

Ressalvas

Nesta lista, não entram profissionais que pediram demissão, como é o caso de Ivo Wortmann, com o Juventude, em 2017. Treinadores demitidos entre a primeira e a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas que acabaram perdendo seus respectivos empregos após jogos por outras competições, não são considerados neste “top 5”. É o caso de Rogério Ceni, no São Paulo, em 2023, demitido após a vitória sobre o Puerto Cabello, da Venezuela, pela Sul-Americana, mas que “caiu” antes da segunda rodada do Brasileirão. Também se enquadra Fernando Lázaro, que perdeu o cargo de treinador do Corinthians entre a primeira e a segunda rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, embora sua demissão só tenha ocorrido após a derrota para o Argentinos Juniors, pela Libertadores.

A demissão de Mano Menezes

O treinador, que chegou ao Fluminense em julho do ano passado, não resistiu à derrota para o Fortaleza, neste sábado (29/01), por 2 x 0. Com um retrospecto de 46 jogos, foram 21 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Em meio a um vice-campeonato carioca para o Flamengo e cobranças de parte do elenco tricolor por um futebol mais ofensivo, Mano não resistiu e tornou-se o primeiro treinador a ser demitido nesta edição do Campeonato Brasileiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol no Brasil

Cruzeiro deve contratar até três reforços na janela, diz Pelaipe

Liverpool vai pagar salários de Diogo Jota à família após tragédia

Projeto ‘Galo 2030’: saiba como o Atlético quer integrar clube e reforçar sua identidade

Cássio revela perda de peso e fala sobre futuro no Cruzeiro

‘Precisamos de atletas que acrescentem em campo e sejam ativos do clube’, diz Jardim

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Últimas notícias

Enchentes no Texas deixam 27 mortos e 23 jovens desaparecidas neste sábado nos EUA

Alexandre de Moraes paralisou a economia para salvar a economia

Sem China e Rússia, Lula é anfitrião da Cúpula do Brics no Rio

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

BH volta a ter manhã com sensação térmica negativa neste sábado; veja previsão

Cadernos de receitas resistem ao tempo e revelam culinária mineira liderada por mulheres

Oasis homenageia Diogo Jota em show de retorno aos palcos

Digitalização da indústria ganha fôlego com liberação do FAT, analisa Fiemg