A mineradora Itaminas, localizada em Sarzedo, na região metropolitana de BH, firmou um acordo estratégico com o Porto Sudeste, uma das principais portas de exportação de minério no país, localizado em Itaguaí, no Rio de Janeiro. A parceria vai permitir que a Itaminas possa expandir sua produção para 8 milhões de toneladas este ano e 10 milhões no ano que vem.
Além disso, o acordo vai proporcionar a venda direta de 4 milhões de toneladas anuais por 10 anos aos mercados internacionais. Para contemplar o acerto, a mineradora prepara investimento de R$ 1,5 bilhões no aumento da sua capacidade produtiva no quadrilátero ferrífero.
“Essa parceria estratégica supera o problema do acesso aos portos e permite que a Itaminas negocie diretamente com traders e siderúrgicas internacionais. Até então, tínhamos que negociar com outras empresas envolvidas no comércio de minério e de uso de portos”, explicou o CEO da empresa, Thiago Toscano.
De acordo com Toscano, a parceria pretende quebrar uma das maiores barreiras da empresa para a exportação do minério mineiro.
O CEO destaca ainda que a mineradora garantiu uma licença ambiental para 15 milhões de toneladas, a segunda maior da região do Estado, para amplificar a capacidade logística. “Com a possibilidade de uma melhor negociação do minério, a meta é direcionar cada vez mais a produção para o mercado internacional com geração de mais empregos e melhoria da rentabilidade”, afirmou.