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‘Um ano é prazo seguro para finalizar a obra’, diz prefeito de Nova Lima sobre alça de acesso ao Belvedere

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O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Reprodução: Talks 98)

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, afirmou nesta terça-feira (6/5) que o município vizinho da capital mineira vai ter condições de finalmente iniciar a obra da alça viária de acesso ao bairro Belvedere, em formato de “ferradura”, no Vetor Sul da Região Metropolitana.

O chefe do Executivo da cidade disse que um ano é um prazo seguro para finalizar a obra, que ocorre dentro de BH, nas proximidades do BH Shopping, no limite com Nova Lima. E que, na última semana, o acordo entre a prefeitura de Nova Lima e o Ministério Público foi consolidado.

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“Com esse acordo consolidado e o projeto executivo pronto, além das licenças ambientais e do DER emitidas, temos condição de efetivamente iniciar essa obra. Esse acordo no Ministério Público estabeleceu que quem vai executar a obra é a Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno. Isso vai permitir um processo menos burocrático e moroso. Eu acho que um ano é um prazo seguro para que a gente possa ter efetivamente essa melhoria na vida das pessoas”, explicou.

O prefeito de Nova Lima acrescentou ainda que a construção do viaduto ferradura é uma das várias obras de mobilidade que pretendem resolver o problema do trânsito na divisa entre Nova Lima e Belo Horizonte.

“Essa alça em formato de ferradura vai jogar o trânsito de quem vem pela MG-030 diretamente na BR-356, sem ter que passar pelo gargalo do BH Shopping, ou seja, é uma melhoria significativa”, detalhou o prefeito.

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Obra vai custar R$ 200 milhões

A parceria entre a prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte foi firmada em 4 de março de 2024. O projeto inicial prevê um conjunto de obras viárias para a melhoria do trânsito na região limítrofe entre os dois municípios, com a execução de quatro intervenções estratégicas, duas sob responsabilidade de Nova Lima e outras duas de BH.

A primeira obra é a construção de um viaduto em formato de “ferradura”. Para esta etapa, é previsto um orçamento de R$ 60 milhões. O tempo de execução da obra está estimado em cerca de 12 meses.

Paralelamente, a prefeitura de Belo Horizonte ficaria responsável pelo alargamento do viaduto sobre a BR-356. Essa ação foi cancelada pela prefeitura a pedido dos moradores da região.

Além disso, BH é responsável pela implantação de um viaduto que vai facilitar o acesso direto do tráfego proveniente da BR-356 (sentido Belo Horizonte – Rio de Janeiro) à MG-030 (sentido Belo Horizonte – Nova Lima), eliminando a necessidade de utilizar o Trevo BR-356/Avenida Raja Gabaglia.

Por sua vez, Nova Lima é a responsável pela quarta obra, que envolve a implantação de um viaduto para alargar a pista de rolamento da MG-030 sob o viaduto da Linha Férrea e da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima. O custo inicial estimado de todas essas intervenções é de R$ 200 milhões.

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Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

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